Após Reclamações

O Atlético iniciou nesta quarta-feira (6) a reforma no telhado da Arena MRV para melhorar a acústica dentro do estádio, uma das grandes reclamações da torcida desde a inauguração.

De acordo com o clube, serão instaladas novas telhas que são capazes de aumentar a reverberação do barulho, mas que não irão comprometer a comunidade do entorno, mantendo a faixa de decibéis exigida durante o licenciamento. A nova estrutura também não impactará de forma negativa na qualidade sonora dos shows.

A previsão é que a nova telha, sem qualquer tipo de perfuração, como é a atual, seja instalada na cobertura do setor sul. A ideia é de que a implementação de cerca de 20 mil m² esteja concluída no início de 2025.

O Atlético ainda afirma que caso haja necessidade de instalação nos demais setores do estádio, não haverá paralisação das partidas, uma vez que o trabalho é realizado por alpinistas.

O trabalho foi conduzido pela equipe do engenheiro Marco Antônio Vecci, professor e coordenador do Laboratório de Dinâmica e Acústica Estrutural da Universidade Federal de Minas Gerais.

Problema antigo

Desde a inauguração do estádio, a questão da acústica vinha sendo criticada por torcedores.

Como solução temporária, o clube instalou o equipamento "Voice Lift", que amplifica o som dos torcedores nas arquibancadas por meio de quatro microfones posicionados abaixo do telão. Essa medida é capaz de distribuir uniformemente os cânticos nas caixas de som da arena.

O clube também chegou a mudar a Galoucura, principal torcida organizada, de lugar no estádio, afim de tentar deixar os cantos das torcidas mais homogêneos.