CAMPEONATO BRASILEIRO

Ainda não foi dessa vez que o Sport conseguiu a sua primeira vitória na Série A do Campeonato Brasileiro. O Leão até saiu na frente, mas levou a virada do Fluminense, 2 a 1, neste sábado (3), no Maracanã, pela 7ª rodada da competição. O pior: o gol do triunfo do Flu foi marcado aos 51 minutos do segundo tempo, de Everaldo, no último lance da partida. 

No primeiro tempo, Pablo havia aberto o placar, em belo gol de cabeça. Mas no segundo tempo, Serna empatou e Everaldo virou, ambos de cabeça. 

Com isso, Sport segue sua via-crúcis na Série A e permanece na lanterna, com dois pontos em 21 disputados. O Fluminense subiu para 13 pontos, em quarto lugar. 

O Leão volta a campo no próximo domingo (11), contra o Cruzeiro, na Ilha do Retiro. Será mais uma semana de pressão em cima do técnico Pepa, caso ele resista mais uma semana.      

O JOGO

Após muita pressão da torcida, o técnico Pepa surpreendeu na escalação e começou o jogo com argentino Rodrigo Atencio ao lado de Barletta e Pablo no ataque. No meio de campo, Zé Lucas recuperou a condição de titular ao lado de Rivera e Lucas Lima. No Fluminense, Renato Gaúcho confirmou Everaldo no lugar de Cano, que sofreu uma lesão no joelho. 

O Tricolor começou com maior volume de jogo, mas a primeira grande chance foi do Sport. Aos oito minutos, Atencio acionou Igor Cariús, que tocou para Barletta. O atacante bateu rasteiro, mas o goleiro Fábio fez grande defesa. Com a marcação ajustada, o Leão também conseguia controlar os ataques dos cariocas.

Bem postado, o rubro-negro conseguiu abriu o placar aos 24. Lucas Lima recebeu na esquerda e cruzou para Pablo cabecear para o fundo da rede: Sport 1 a 0 no Maracanã. E por pouco não teve mais. Em mais uma bola longa, aos 28, Barletta bateu rasteiro, Fábio espalmou e no rebote Atencio acertou a trave.

Vaiado pela torcida, o Fluminense apertou o pé na reta final e criou três chances de empatar. Aos 30, Caíque França fez defesa espetacular em chute no cantinho do uruguaio Canobbio. Aos 42, Ganso cabeceou por cima, após escanteio. Dois minutos depois, foi a vez do colombiano Arias cabecear por cima do travessão, após desvio no primeiro pau. Mesmo com 37% de posse de bola, o Leão desceu para o vestiário vencendo o jogo.

SEGUNDO TEMPO 

O Flu voltou com uma mudança no ataque, com a saída de Canobbio e a entrada de Serna. O Sport retornou com a mesma formação. Como nada mudou no jogo, Renato Gaúcho fez mais duas alterações com menos de dez minutos. Nonato e Lima substituíram Hércules e PH Ganso. E os donos da casa assustaram aos 11 minutos, em cabeçada de Everaldo, que Caíque França espalmou. Mas na sequência, não teve jeito. Arias recebeu na direita, driblou Barletta e cruzou para Serna cabecear à queima-roupa: 1 a 1.

Irritado com o empate, Pepa mexeu em dose dupla. Deixaram o gramado Atencio e Zé Lucas e Lobato e Du Queiroz foram acionados. Aos 26 minutos, o lance mais polêmico da partida. Arias driblou João Silva e caiou na área. O árbitro gaúcho Rafael Rodrigo Klein marcou pênalti. Porém, o VAR chamou para conferência e a penalidade foi cancelada.     

O fim do jogo foi eletrizante. Aos 43, Du Queiros perdeu chance incrível. Nos acréscimos, Everaldo cabeceou e Caíque França fez mais uma bela defesa. Mas aos 51, Arias cruzou e Everaldo cabeceou para o gol: 2 a 1. 
 

FICHA DA PARTIDA 
 
FLUMINENSE: 2

Fábio; Samuel Xavier, Ignácio, Freytes e Fuentes; Martinelli (Lezcano), Hércules (Lima) e PH Ganso (Nonato); Arias, Everaldo e Canobbio (Serna). Técnico: Renato Gaúcho.
 
SPORT: 1
Caíque França; Hereda, João Silva, Chico e Igor Cariús (Dalbert); Rivera; Zé Lucas (Du Queiroz) e Lucas Lima; Barletta (Arthur Sousa), Pablo (Carlos Alberto) e Atencio (Lobato). Técnico: Pepa.
 
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Gol: Pablo (24'/1º); Serna (15'/2º) e Everaldo (51'/2º)
Amarelos: Lima (Flu); Atencio, Hereda e Lucas Lima (Spo) 
Público: 18.754