Argentina x Brasil

Responsável pela primeira derrota de Tite quando estava na Seleção Brasileira, o técnico do Galo Jorge Sampaoli terá a chance de repetir o feito neste domingo (25), agora no clássico mineiro entre Atlético e Cruzeiro. O triunfo do argentino aconteceu em um amistoso realizado na Austrália, em 2017, e marcou a estreia de Sampaoli na Argentina. 

Na época, Tite defendia uma invencibilidade de nove jogos - oito pelas Eliminatórias da Copa de 2018, e um amistoso. Já o comandante argentino havia deixado o Sevilla para assumir o posto de Edgardo Bauza, ex-técnico do São Paulo. 

Assim como agora no Galo - que está em situação complicada no Mineiro -, a missão de Sampaoli naquela época era recuperar a Argentina nas Eliminatórias, que ocupava a quinta colocação e corria risco de ficar fora da Copa do Mundo da Rússia.  

Com situações opostas e a presença de mais de 95 mil pessoas no Melbourne Cricket Ground, estádio construído para jogos de críquete, esporte tradicional da Austrália, os times foram para o clássico.

Mesmo desfalcado de Neymar, Casemiro, Daniel Alves, Marcelo, Miranda, Marquinhos e Alisson, o Brasil dominou o rival, mas não conseguia furar a defesa argentina devido a forte marcação imposta pelo treinador.

Para premiar o desempenho defensivo, o zagueiro Mercado, no fim do primeiro tempo, marcou o único gol do jogo, após aproveitar um rebote, livre na pequena área. Na segunda etapa, os comandados de Tite ainda mandaram duas bolas na trave, com Gabriel Jesus e Willian. 

Neste reencontro, o cenário é parecido com o de nove anos atrás, com Tite tendo um elenco mais definido que Sampaoli. Com reforços ainda em fase de adaptação, o argentino busca encaixar o Atlético não só para o restante  do Mineiro, como também para o longo da temporada. Se repetir a dose, o caminho pode ser menos árduo, já que a tendência é um alívio na pressão atual. 

O duelo entre os treinadores, e seus comandados, iniciará às 18h do domingo, na Arena MRV, pela quinta rodada do Mineiro.