O zagueiro Ricardo Silva foi homenageado pelo América na manhã desta sexta-feira (29), pelos 100 jogos com a camisa do Coelho. O defensor recebeu das mãos de Euler Araújo, membro do Conselho de Administração, uma placa e uma camisa comemorativa do clube mineiro. 

Ricardo chegou a marca na última segunda-feira (25) contra o Vasco. Desde que retornou ao Coelho, em julho de 2022, o zagueiro já realizou 25 jogos. Esta é a quarta passagem do zagueiro pela equipe mineira. A primeira foi em 2018, quando veio por empréstimo junto ao Ituano. No entanto, fez apenas uma partida pelo Coelho naquela temporada. 

Diferente do ano anterior, em 2019, Ricardo Silva fez 29 jogos, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Naquele ano, o clube ficou a um ponto de garantir o acessoa à elite. Ao fim do ano, o vínculo de empréstimo se encerrou e o atleta retornou ao time de Itu. 

Dois anos depois, em 2021, o jogador voltou ao Coelho, desta vez com um contrato definitivo. Mais experiente, Ricardo foi importante para a campanha histórica do Alviverde, que garantiu uma à Copa Libertadores da América pela primeira vez na história do América. 

Com o objetivo do clube atingido, o zagueiro novamente deixou o time e foi se aventurar no futebol coreano, defendendo o FC Seoul. No entanto, com menos de três meses o xerifão rompeu o contrato com a equipe, e em julho do mesmo ano retornou ao CT Lanna Drumond. 

Agora, a missão de Ricardo Silva é ajudar o Coelho a permanecer na série A. Na vice-lanterna da competição, o time americano precisa retomar o caminho das vitórias e o próximo passo para isso será no domigo (1), no clássico contra o Cruzeiro, no Mineirão. 

Se tratando de clássico, Ricardo tem boas memórias. Contra o outro rival, o Atlético, o defensor marcou o gol de empate do confronto na fase inicial do Campeonato Mineiro de 2023, que terminou em 1 a 1. O jogador espera repetir o feito contra a Raposa e garantir um resultado melhor do que foi contra o Galo.

*Estagiário sob supervisão de Paulo Duarte