@SUPERFC
Com os dois gols marcados na vitória do Atlético por 3 a 1 sobre o Santos, pelo Campeonato Brasileiro, o atacante Ricardo Oliveira, 38, se tornou o jogador em atividade na Série A que mais vezes balançou as redes adversárias na carreira. O camisa 9 do Galo chegou aos 367 gols e superou o também atacante Fred, do Cruzeiro, que tem 366.
O goleador atleticano sempre foi artilheiro nos clubes por onde passou. Com quase 18 anos de carreira, o atacante começou a jogar futebol nas categorias de base do Corinthians, mas foi no Santos, clube pelo qual atuou por quatro temporadas em duas passagens, que ele mais se destacou, fazendo 94 gols em 173 jogos.
O jogador defendeu 11 clubes ao longo da carreira e também foi convocado para a seleção brasileira em 18 oportunidades, tendo feito seis gols. Pelo Brasil, Ricardo Oliveira foi campeão da Copa América (2004) e da Copa das Confederações (2005) e participou de algumas partidas das Eliminatórias para a Copa de 2018.
No futebol europeu, o atacante atuou por três clubes da Espanha e um da Itália. No Valencia, foram 33 jogos e dez gols, no Zaragoza, 61 partidas em 30 gols, e no Betis ele fez 70 jogos e marcou 38 gols. O centroavante também atuou pelo Milan, com 33 jogos e quatro gols.
Com seus gols decisivos, Ricardo Oliveira foi campeão da La Liga e da Copa da Uefa pelo Valencia, da Copa do Rei com o Betis e da Champions League pelo Milan. No São Paulo, o camisa 9 ainda foi vice-campeão da Copa Libertadores, na final contra o Internacional.
Dos atletas em atividade no Campeonato Brasileiro, apenas Ricardo Oliveira e Fred ultrapassaram a marca de 300 gols como profissionais. Também se destacam nas estatísticas os atacantes Paolo Guerreiro (243) e Wellington Paulista (204), os meias Nenê (197), Thiago Neves (193) e Diego Souza (174) e os atacantes Rafael Moura (161) e Henrique Dourado (135).
Grande fase. Ricardo Oliveira foi contratado pelo Atlético no fim do ano passado, depois de não chegar a um acordo com o Santos para a renovação de seu contrato. No alvinegro, o camisa 9 realizou 38 partidas nesta temporada e marcou 18 gols, sendo seis no Campeonato Mineiro, três na Copa do Brasil e nove pelo Campeonato Brasileiro.
Goleador nato, ele também vive uma excelente fase de garçom no Galo, com cinco assistências para lances que terminaram em gol. Dos 18 gols anotados por Ricardo Oliveira nesta temporada, as principais vítimas do atacante foram o América, o Cruzeiro e o Santos, que tiveram suas metas vazadas duas vezes cada.
Apesar da boa fase ofensiva, o camisa 9 ainda busca o seu primeiro título com a camisa do alvinegro. Ele chegou perto do título do Estadual, mas o Galo acabou perdendo a decisão para o arquirrival Cruzeiro. Na Copa do Brasil, o Atlético foi eliminado pela Chapecoense na fase de oitavas de final.
A última chance nesta temporada para Ricardo Oliveira levantar uma taça pelo alvinegro é o Campeonato Brasileiro, competição que o Atlético não conquista há 47 anos.
E o camisa 9 tem sido decisivo nos jogos, uma vez que é o vice-artilheiro da competição, atrás apenas do atacante Pedro, do Fluminense, que tem dez gols.