Liderança em campo

O Fluminense enfrenta o Al-Hilal nesta sexta-feira, às 16h, no Camping World Stadium, em Orlando, pelas quartas de final da Copa do Mundo de Clubes da Fifa. Na véspera da partida, Renato Gaúcho comentou a importância da liderança de Thiago Silva ao lembrar o episódio da vitória sobre a Inter de Milão, quando o zagueiro sugeriu uma alteração tática aceita pelo treinador, que culminou no segundo gol da equipe.

Durante a parada técnica no segundo tempo do confronto contra os italianos, Thiago Silva propôs que Everaldo e Lima passassem a marcar os laterais adversários, com Arias mantido à frente. “O treinador não vê 100% o jogo. Às vezes o jogador está sentindo algo diferente no campo que pode colocar, ajudar, e eu vou analisar ali na hora”, afirmou Renato, que disse dar liberdade ao elenco para contribuir com sugestões durante as partidas.

O técnico não confirmou a escalação para enfrentar os sauditas, mas sinalizou que o esquema será montado para tentar conter o contra-ataque do adversário, que conta com Malcom e Marcos Leonardo no ataque. “Analisei bem e dessa forma armei minha equipe. Esperamos neutralizar da melhor maneira o adversário”, declarou o treinador.

Renato e Thiago Silva já haviam trabalhado juntos em 2007 e 2008 no Fluminense. A dupla voltou a se reencontrar 17 anos depois, e o entrosamento entre os dois tem sido citado como fator importante no planejamento da equipe para o Mundial.