Punido pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por ofensas à Leila Pereira, presidente do Palmeiras, o atacante Dudu seguirá tendo de cumprir suspensão em jogos pela Série A do Campeonato Brasileiro. Quando o atleta poderá voltar a atuar pelo Atlético na principal competição do país? O No Ataque responde a seguir.

Nesta sexta-feira (8/8), por maioria de votos, o STJD negou recurso apresentado pela defesa de Dudu no caso. Ele terá de pagar multa de R$ 90 mil, além de cumprir, ao todo, seis jogos de punição no Brasileirão.

Os primeiros dias de Dudu no Atlético-MG 

A denúncia acerca do “caso Dudu”

Dudu foi denunciado pela Procuradoria do STJD por manifestações de caráter ofensivo contra a presidente do Palmeiras. O jogador foi enquadrado no artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

 “Praticar ato discriminatório, desdenhoso ou ultrajante, relacionado a preconceito em razão de origem étnica, raça, sexo, cor, idade, condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”, diz o artigo, que prevê uma pena de suspensão de cinco a 10 partidas.

“A conduta do denunciado é revestida de inaceitável misoginia, na medida em que busca depreciar a trajetória profissional e a credibilidade de Leila Pereira, única presidente mulher de um clube de futebol de primeira divisão no Brasil”, diz a denúncia.

 O jogador e sua defesa conseguiram efeito suspensivo para os jogos do Atlético contra o Flamengo na Copa do Brasil. Dudu, desta maneira, esteve à disposição da comissão técnica de Cuca nos dois compromissos disputados pelas oitavas de final, ainda que tenha ficado no banco de reservas em ambos.

duduatletico.jpg

Jogadores do Atlético, Dudu e Alan Franco, antes de duelo pelo Campeonato Brasileiro na Arena MRV

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A. Press)

Quando Dudu voltará a jogar pelo Atlético no Brasileiro?

Dudu ficou de fora dos últimos três compromissos do Atlético no Campeonato Brasileiro. Neste recorte recente, o Galo perdeu para Palmeiras (3 a 2, em São Paulo) e Flamengo (1 a 0, no Rio de Janeiro) e venceu o RB Bragantino (2 a 1, em Belo Horizonte).

 A punição se mantém para outros três jogos alvinegros na competição. São eles: contra Vasco (neste domingo, no Rio de Janeiro), Grêmio (em 17 de agosto, em Belo Horizonte) e São Paulo (em 24 de agosto, em São Paulo).

 Sendo assim, o camisa 92 só voltará a ficar à disposição de Cuca no Brasileirão em 31 de agosto. Na ocasião, a partir das 18h30 de um domingo, o Atlético medirá forças com o Vitória na Arena MRV, em Belo Horizonte.

Atlético no Brasileiro

O Atlético é o 10º colocado do Campeonato Brasileiro, com 23 pontos. A distância para o Bragantino, sexto colocado e primeiro clube na zona classificatória para a próxima edição da Copa Libertadores, é de quatro pontos.