As especulações do mercado da bola agitaram o dia do Atlético nesta segunda-feira (30/6). A imprensa argentina citou o interesse do clube no volante Juan Portilla, do Talleres-ARG, e no atacante Tomás Molina, do Argentinos Juniors-ARG. Apesar disso, o No Ataque apurou que esses jogadores dificilmente vão vestir a camisa do Galo.

Uma fonte importante do clube mineiro negou que existam negociações pelos atletas. Já uma pessoa ligada ao Talleres confirmou a informação antecipada pelo jornalista César Luis Merlo que o Atlético teria feito uma proposta por Portilla. O valor, no entanto, teria sido “muito baixo”, conforme relato.

A reportagem soube ainda que o Talleres não pretende vender o volante nesse momento. Além disso, ele conta com prestígio do técnico Diego Cocca, que pediu a permanência do jogador. 

Interesse em atacante argentino?

O No Ataque também apurou que o Argentinos Juniors não recebeu nenhuma oferta do Atlético por Tomás Molina. O clube argentino ainda espera o alvinegro pagar o que deve em relação à compra do volante Fausto Vera e descarta negociar o atacante, principalmente com o Galo.


No X (antigo Twitter), o presidente da equipe, Cristian Malaspina, garantiu que não venderá o atleta nesta janela.

 “Não sei o que farei amanhã; a única certeza que tenho é que nesse mercado Molina não vai sair. Parem de operar, e quem tem que cumprir a palavra, que a cumpra. Ser representante não é para qualquer um. Querem me expulsar nas redes sociais, haha”, escreveu.

Quem é Juan Portilla?

Juan Portilla é colombiano, tem 26 anos e defende o Talleres desde o ano passado. Ao todo, são 66 jogos pela equipe, com cinco assistências e um gol.

 O contrato do volante com o time argentino vai até dezembro de 2026.

 Ele foi revelado pelo Universidad Popayán, da Colômbia. Depois, passou por Jacksonville Armada, dos Estados Unidos, Melipilla, do Chile, Alianza Petrolera e América de Cali, ambos da Colômbia.

 O meio-campista é frequentemente convocado pela Seleção Colombiana. Apesar disso, soma apenas três jogos pelo país.

Desejo do Atlético no mercado

Portilla se encaixa no perfil desejado pelo Atlético no mercado da bola: um primeiro volante mais agressivo na marcação, com capacidade para perseguir os meias e/ou atacantes adversários. O colombiano também tem a capacidade de atuar como segundo volante e zagueiro.

 Desta forma, o jogador pode suprir uma carência no elenco do Atlético, que conta majoritariamente com atletas mais habituados a atuarem como segundo volante.

São os casos de Rubens, Alan Franco, Gabriel Menino e Patrick Silva. Além deles, o técnico Cuca tem Fausto Vera para o setor, mas o argentino não deverá permanecer no clube.

A trajetória de Tomás Molina

Tomás Molina tem 30 anos e contrato com o Argentinos Juniors até dezembro de 2027. Nesta temporada, o atacante argentino soma 12 gols e uma assistência em 20 jogos.

 Ele iniciou a carreira no Huracán e seguiu rumo a Almirante Brown e Brown de Adrogué, todos da Argentina. A primeira temporada de maior destaque ocorreu em 2021, quando marcou 10 gols em 21 jogos pelo Ferro Carril Oeste-ARG.

O centroavante manteve os bons números no ano seguinte, com 15 gols e cinco assistências pela LDU-EQU. Antes de chegar rao Argentinos Juniors ainda passou por Juárez, do México, Talleres e Central Córdoba-ARG, sem muito destaque.

Pelo lado do Atlético, o técnico Cuca ganhou um “reforço” para a posição nesta segunda-feira com a volta de Isaac, que estava emprestado. Além dele, Hulk, Rony, Dudu, João Marcelo, Caio Maia e Cadu podem atuar de forma mais centralizada no ataque.