Apesar de ter sido aprovada pela maioria dos clubes, a grande mudança na Série B do Campeonato Brasileiro não contou com o voto do América, conforme apurou o No Ataque nesta quinta-feira (5/2).

A partir desta temporada, o acesso à elite de dois clubes será definido via playoffs. Os dois líderes da Segunda Divisão continuarão subindo à Série A de forma direta. Contudo, a partir deste ano, as duas vagas restantes serão definidas por meio de playoffs disputados por quatro equipes.

Ao fim das 38 rodadas, o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto colocado se enfrentarão em partidas de ida e volta. As datas dos confrontos já foram marcadas – serão nos dias 21 e 28 de novembro. 

Os cruzamentos serão no estilo olímpico – ou seja, o terceiro colocado enfrentará o sexto; enquanto o quarto colocado duelará com o quinto.

O voto do América

O América optou por se abster na reunião realizada na sede Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. O clube entende que é uma decisão complexa e vê o formato atual mais justo, mas aponta para maior atratividade na parte final da competição.

Justificativa da CBF

Segundo Julio Avellar, diretor de competições da CBF, a mudança visa justamente atrair mais público. 

 “Buscando possibilidades de criar maior valor comercial, maior atratividade para a competição da Série B, nós propusemos para debate e votação entre os 20 clubes presentes na reunião do Conselho, a cereja do bolo da reunião de hoje, com a implementação do Playoff”, afirmou o executivo.