O atacante Paulinho, do Atlético, lançou nesta segunda-feira (22/1) um instituto social que busca reconhecer e valorizar identidades e vocações dos alunos da rede pública de ensino em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. O evento contou com leilão e a presença de ídolos alvinegros.

 Do atual elenco, o meio-campista Patrick e o atacante Hulk foram ao lançamento, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Ídolo histórico do Galo, o ex-atacante Reinaldo também participou da festa. O vice-presidente Márcio André de Brito e o diretor de futebol Rodrigo Caetano completam a lista.

 A linguista e escritora Conceição Evaristo, nascida em BH e com trajetória muito ligada ao Rio, foi outra das convidadas célebres de Paulinho.

Toda a renda do leilão será revertida para a ampliação da atuação do trabalho social, para que possa atender mais escolas.

Sobre o Instituto Paulinho

O Instituto Paulinho atende cerca de 860 adolescentes e 38 professoras e professores na Escola Municipal José do Patrocínio, em Irajá, no Rio de Janeiro, bairro onde vivia a família do jogador. 

Junto com as professoras e o corpo técnico da unidade, o Instituto está desenvolvendo uma metodologia que pretende identificar, promover e desenvolver competências que sejam úteis aos estudantes para uma melhor compreensão sobre o trabalho e para uma transformação positiva da sociedade.

“O Instituto acredita que a troca do discurso simplista do boletim vermelho, da rebeldia juvenil e da ociosidade perigosa, por um olhar criterioso sobre os potenciais das juventudes possibilitará às escolas e às organizações da sociedade civil uma atuação mais estratégica, de longo prazo e, sobretudo, conectada aos principais agentes do nosso futuro”, diz a organização.

“Atualmente, as meninas e os meninos das escolas públicas de todo o país estão sendo avaliados somente pelas notas que tiram nas matérias tradicionais. E assim, acabamos deixando de lado potencialidades que permitam a esses adolescentes serem o que eles quiserem ser. Nosso trabalho será ajudar as escolas, as professoras, nessa identificação e no que fazer com esses meninos e meninas”, conta Ana Christina, uma das responsáveis pelo Instituto. 

Parceria com o Instituto Galo

Durante a noite, foi anunciada ainda uma parceria do Instituto Paulinho com o Instituto Galo, o trabalho social do Atlético.

 A ideia é levar para as escolas municipais de Minas Gerais o trabalho que vem sendo feito pela equipe técnica do atacante na escola modelo do Rio de Janeiro. Pelo menos duas escolas em Minas devem receber o trabalho do Instituto Paulinho nesse primeiro momento.

Fonte:noataque