Atlético e Cruzeiro esperam descansar e melhorar o que precisa para o restante da temporada
Existem ainda muitas batalhas para serem travadas até a parada para a Copa do Mundo. O Mundial começa no dia 14 de junho, em Moscou, na Rússia, e o desafio dos times até este período é chegar no melhor posicionamento possível no Campeonato Brasileiro e também nas demais competições como a Libertadores, a Copa Sul-Americana e a Copa do Brasil, os três últimos torneios com o chamado “mata-mata”.
Permanecer entre os melhores pode trazer à equipe a tranquilidade de um trabalho mais apurado durante esta paralisação. No entanto, para alguns, esta quebra de ritmo pode ser fatal para o rendimento do time. É o que pensa o volante Elias, do Atlético.
“Depende muito. Para a equipe que estiver na frente, vai ser ruim. Para quem estiver atrás, vai ser bom. Para os jogadores, é importante recuperar. Só que, depois, vai ter uma sequência incrível de quarta e domingo”, analisa o volante pensando no calendário puxado com o encurtamento da temporada devido à Copa.
No Cruzeiro, no entanto, este período é visto com fundamental pelos jogadores, principalmente por conta da toada que a equipe vem tendo com disputas pelo Mineiro, Libertadores, Brasileiro e brevemente a Copa do Brasil.
“A gente tem como meta daqui para frente acabar próximo dos líderes (do Brasileiro) até a parada da Copa. Acho que este período é importantíssimo para um descanso, não só físico, mas mental. Todo mundo vai viajar, ficar com seus familiares, isso vai nos dar um descanso muito bom e tenho certeza que todos vão voltar com o gás todo”, destaca o lateral-direito Edílson, da Raposa.
Opinião também do atacante Sassá, seu companheiro de equipe. “Essa parada é de suma importância. A gente até conversou no vestiário, em um mês (o de abril), nós ficamos concentrados 15 dias, e agora a gente vai pra mais sete dias concentrados. Essa parada no meio do ano é fundamental para a gente dar um descanso, recuperar as energias dentro e fora de campo, porque é complicado também só treinar, viajar, concentrar e jogar. A gente também tem que ter um pouco de vida social”, comentou o atacante cruzeirense.
Anos de Mundiais trazem boas recordações
Recentemente, ano de Copa do Mundo traz boas lembranças a atleticanos e cruzeirenses. Afinal de contas, em 2014, o título brasileiro ficou nas mãos da Raposa, enquanto a taça da Copa do Brasil ficou com o Galo. Os dois rivais de Minas, inclusive, chegaram à decisão da Copa do Brasil quando o Mundial foi realizado aqui, a primeira final nacional disputada por atleticanos e cruzeirenses.
O Atlético ainda ganhou mais 14 títulos em anos de Copa do Mundo, com destaque para o ano de 1950, quando além do título mineiro, o Galo tornou-se Campeão do Gelo após uma excursão em solo europeu.
No lado celeste, a história também apresenta bons momentos. Foi em 1966, por exemplo, ano da Copa da Inglaterra, que o Cruzeiro ergueu seu primeiro título nacional, a Taça Brasil, vencendo o Santos de Pelé na final. No ano da primeira Copa, a de 1930, a Raposa, ainda com o nome de Palestra Itália, se sagrou tetracampeã mineira na fase amadora da disputa. Em 2014, veio a consagração para o Cruzeiro com o tetracampeonato brasileiro.
Cruzeiro
Principais campanhas em ano de Copa:
1966 - Campeão mineiro e da Taça Brasil.
1974 - Campeão mineiro e vice-campeão Brasileiro.
1994 - Campeão mineiro. Eliminado nas oitavas da Libertadores e na semifinal da Supercopa, e 6º na repescagem do Brasileiro.
1998 - Campeão mineiro. Eliminado nas oitavas da Libertadores, vice-campeão da Copa do Brasil, do Brasileiro e da Copa Mercosul.
2002 - Supercampeão mineiro e da Copa Sul-Minas. Vice-campeão da Copa dos Campeões e nono no Brasileiro.
2014 - Campeão mineiro e brasileiro. Vice da Copa do Brasil.
Atlético
Principais campanhas em ano de Copa:
1950 - Campeão mineiro e Campeão do Gelo (Europa).
1978 - Campeão mineiro e campeão dos Campeões do Brasil.
1986 - 3º colocado no Brasileiro.
1990 - Campeão do Troféu Ramon de Carranza e Torneio de Cádiz (ambos na Espanha).
2002 - 6º colocado no Brasileiro; caiu nas quartas.
2006 - Campeão da Série B e retorno à elite.
2010 - Campeão mineiro; brigou para não cair no Brasileiro.
2014 - Campeão da Copa do Brasil.
Agenda
O Cruzeiro analisa a possibilidade de fazer excursão aos Estados Unidos, mas avalia questões financeiras. O Atlético, em 2014, fez excursão à China. A intenção neste ano é realizar uma intertemporada nos Estados Unidos.