Jovens da seleção juvenil tentam aproveitar período ao lado de medalhistas olímpicos como Arthur Zanetti e Diego Hypólito
Para quem vislumbra passos mais altos na carreira, estar ao lado de quem já atingiu outro patamar é sempre uma motivação. Este é o sentimento dos atletas da categoria juvenil da seleção brasileira de ginástica artística, que treinam junto do time adulto. Os treinos já acontecem no Centro de Treinamento, no Rio de Janeiro, em dois períodos, até o dia 31 deste mês.
Na equipe principal, referências com Diego Hypolito e Arthur Zanetti. “É muito bom começar o ano treinando junto com o pessoal da seleção, que provavelmente vai estar nos Jogos Olímpicos. Você tem mais experiencia no básico deles, como eles se preparam para começar o treino pesado. É muito bom fazer junto. O exercício que é em dupla, fazer com Diego Hipólito ou com Arthur Zanetti, é muito bom. É um aprendizado gigante para mim”, afirma o jovem Diogo Soares, que conquistou duas medalhas nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. Um dos seus principais desafios no ano será o Mundial juvenil por equipes, que acontecerá em junho, na Hungria.
Os mais experientes sabem da importância desta proximidade para que os mais novos comecem a perceber as diferenças e possam evoluir mais rapidamente.
"O mais bacana é termos os atletas do Juvenil que já vão estar integrados no ano que vem. É importante para eles estarem olhando como é o treino do Adulto, um pouco mais pesado na questão da preparação física, é mais objetivo. Então, eles vão vir a nos substituir e acredito que eles vão trabalhar duro para dar mais resultados no futuro”, disse Arthur Zanetti, medalha de prata na Rio 2016 e ouro em Londres 2012.
Ele terá, pela frente, importantes compromissos em fevereiro, nos Estados Unidos e Austrália. A equipe completa participa, em março, da DTB Cup, na Alemanha. Será neste mesmo país, em outubro, que acontecerá o Mundial, principal objetivo da temporada, que pode garantir vaga nos Jogos de Tóquio, no ano que vem. Outro importante desafio será o Pan-Americano de Lima, no Peru.