Buscando reduzir a média de idade do elenco, o Sport atualizou, neste início de temporada, sua política de contratações em relação aos anos anteriores. Além disso, aumentou a participação de jovens formados nas categorias juvenis do Leão no grupo principal - cerca de 30%. Tendo em vista o rendimento dos pratas-da-casa aos cofres e dentro de campo, a diretoria do Sport adotou uma postura relutante em relação a sondagens em suas promessas - entre elas, o lateral esquerdo Victor Gabriel, 16 anos, que, com passagens pela Seleção Brasileira, despertou interesse em Fluminense e Atlético-MG.


Entre sondagens e rumores, somente o Tricolor Carioca enviou uma proposta oficial ao Leão. No caso, ofereceu um contrato por empréstimo com opção de compra - similar ao acordado com o zagueiro Rafael Ribeiro, que jogou no Náutico, detentor de seus direitos federativos, em 2020. De acordo com o apurado pela reportagem do Esportes DP, o projeto do Fluminense com o jogador visava desenvolver o atleta em Xerém, porém com pouca vantagem e ganhos para os pernambucanos. Por isso, a proposta foi amplamente negada pela diretoria do Sport.


Aos 16 anos, Victor Gabriel é uma das principais joias do clube da Ilha do Retiro. Com 1,82 metro de altura, alta velocidade, boa obediência tática e técnica, o lateral esquerdo pode atuar como zagueiro - inclusive foi convocado nesta posição pelo treinador Paulo Victor Gomes para o selecionado brasileiro sub-17 em 2020. Neste início de temporada, o jovem entrou em campo duas vezes pelos profissionais do Sport: estreou diante do Vera Cruz e atuou durante 90 minutos contra o CRB, em partida válida pela Copa do Nordeste. 


Na Ilha do Retiro desde os 14 anos, Victor Gabriel foi ‘descoberto’ em uma peneira realizada no Maranhão. Observado pelos olheiros Coronel Genivaldo e João Maradona, assim que chegou ao Recife demonstrou personalidade e, na visão do departamento de base rubro-negro, total projeção para atuar pelo profissional. Não à toa, foi promovido ao grupo principal após receber oportunidade no início da temporada - quando os titulares receberam folga após a disputa do Brasileirão.


Agora, Victor Gabriel é o terceiro lateral esquerdo do time rubro-negro. Disputando posição com Sander e Júnior Tavares, o canhoto de 16 anos é uma das opções de Umberto Louzer no flanco esquerdo.