É CAMPEÃO

O Atlético é o grande tetracampeão Mineiro de 2023. O time comandado por Eduardo Coudet fez 2 a o sobre o América e conquistou de forma merecida o título do Estadual. O grande nome do jogo e do campeonato foi o artilheiro Hulk, que fez os dois gols da vitória do Alvinegro. Esse foi o 48º título do Atlético na competição.  

O jogo

O América chegou com perigo logo aos 4 minutos de jogo. Com um ‘passe’ do adversário Mariano, o centroavante Mastriani recebeu na entrada da área e soltou uma pancada na trave de Éverson.

Com 13 minutos, o América chegou novamente com perigo. Nicolas fez boa jogada pela esquerda, passou por Mariano e cruzou. Mastriani ganhou de cabeça no alto e mandou por cima do gol de Éverson. 

Aos 21 minutos, lance confuso na área americana, entre Artur e Igor Gomes. O VAR demorou cinco minutos para tomar a decisão favorável ao Atlético e marcar o pênalti. Com 26 minutos, Hulk foi para a bola e mandou no lado esquerdo de Cavichioli. 1 a 0 para o Atlético.

Hulk e Paulinho voltaram a aparecer na partida aos 37 minutos. Hulk recebeu pela direita e deu uma linda assistência para Paulinho. O atacante recebeu de frente para Cavichioli e chutou, o goleiro americano fez grande defesa e evitou o pior.

Segundo Tempo

A primeira chance do segundo tempo foi do Galo. Hulk fez grande cruzamento pela direita, logo aos 2 minutos, e Paulinho desviou com grande perigo, Cavichioli fez grande defesa e evitou o gol.

10 minutos depois, foi a vez do Martinez assustar o goleiro Éverson. O meia recebeu pela esquerda, avançou para o meio e arriscou, a bola passou muito perto da meta defendida por Éverson.

Com um a mais em campo, após a expulsão de Otávio, o América era só pressão. Mateusinho cruzou pela direita e Mastriani cabeceou na trave, no rebote Alê arriscou e a zaga afastou. 

O Galo ampliou o placar aos 27 minutos. Edenilson deu lindo passe para Zaracho, o argentino invadiu a área e bateu cruzado, Hulk, sempre ele, entrou de carrinho e completou para o gol, sacramentando o título para o Alvinegro. 

Aos 40 minutos, penalti de Mariano sobre Henrique Almeida. Wellington Paulista foi para a cobrança e éverson pegou firme, definindo os números finais do clássico.

Atlético 2 x 0 América

Atlético
Everson; Mariano, Jemerson, Maurício Lemos e Rubens; Otávio, Pavón (Patrick), Igor Gomes (Battaglia) e Zaracho; Paulinho (Edenilson) e Hulk
Técnico: Eduardo Coudet

América
Matheus Cavichioli; Arthur (Nino Paraíba), Iago Maidana, Ricardo Silva, Éder (Matheusinho) e Nicolas (Wellington Paulista); Alê, Juninho e Martinez; Felipe Azevedo (Everaldo) e Mastriani (Henrique Almeida)

Técnico: Vagner Mancini
Gols: Hulk, aos 26' do 1ºT, e aos 26' do 2ºT
Cartões amarelos: Otávio (2x) e Hulk;
Cartão vermelho: Otávio, aos 3' do 2ºT

Motivo: volta da final do Campeonato Mineiro
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Alex Ang Ribeiro (SP)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (SP)