Classificado

O Atlético venceu o Godoy Cruz por 1 a 0 nesta quinta-feira (21), no Estádio Feliciano Gambarte, em Mendoza, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Sul-Americana. O gol da vitória foi marcado pelo lateral-direito Natanael aos 2 minutos do segundo tempo.

O primeiro tempo foi marcado por dificuldades ofensivas do time mineiro. O goleiro Everson evitou uma finalização perigosa dos argentinos, mas o Godoy Cruz também não criou muitas chances claras. Aos 2 minutos, houve polêmica quando a bola pegou na mão de Vitor Hugo dentro da área, mas após revisão do VAR, o árbitro Felipe González não assinalou pênalti.

O Atlético iniciou a partida no esquema 4-4-2, com Scarpa e Cuello abertos, Hulk e Rony mais centralizados, e Alonso na defesa pela direita. A equipe teve maior posse de bola e tentava chegar principalmente pelo lado esquerdo, mas ambas as equipes demonstraram dificuldades de criar oportunidades nos primeiros 15 minutos.

A partir da metade do primeiro tempo, o Godoy Cruz passou a trabalhar a bola com mais calma e dependia de jogadas individuais e lançamentos, que eram afastados pela defesa alvinegra. Em chute de fora da área, os argentinos exigiram a primeira defesa de Everson aos 21 minutos, e aos 28 Meli quase marcou, mas novamente o goleiro mineiro evitou o gol.

Nos minutos finais do primeiro tempo, o Atlético apresentou dificuldades na saída de bola e abusou de cruzamentos, enquanto o Godoy Cruz criou as principais oportunidades, sem, no entanto, pressionar de forma intensa.

No segundo tempo, o Atlético mudou o esquema tático para 4-2-3-1, com Rony e Cuello abertos e Scarpa centralizado atrás de Hulk. O Godoy Cruz entrou com Barrea no lugar de Nicolás Fernández. Aos 2 minutos, após bate e rebate, Natanael finalizou cruzado e abriu o placar para o Galo, que passou a administrar a vantagem.

Após o gol, o Atlético recuou as linhas de marcação e apostou em contra-ataques. O time brasileiro mantinha o controle da partida, enquanto o Godoy Cruz, precisando de dois gols, adotou uma postura mais ofensiva, com seis atacantes em campo.

Aos 28 minutos do segundo tempo, Arce acertou chute de fora da área que exigiu intervenção de Everson. A equipe argentina ainda ameaçou a meta alvinegra, mas não conseguiu igualar o placar.

Antes do apito final, Montoya foi expulso por agressão a Franco. Houve desentendimento entre os reservas das equipes na beirada do campo, sem interferir na vitória do Atlético.

Com o resultado, o Atlético enfrentará o Bolívar-BOL nas quartas de final, com jogos programados para as semanas de 17 e 24 de setembro. O time brasileiro fará a partida de volta em casa e receberá R$ 3,8 milhões adicionais da Conmebol pela classificação, totalizando quase R$ 16 milhões em premiações na competição.

Godoy Cruz 0 x 1 Atlético

Godoy Cruz: Petroli; Arce (Montoya), Mendoza, Quiroz e Meli (Dupuy); Poggi (Yáñez), Nicolás Fernández (Barrea) e Pol Fernández; Altamira (Abrego), Andino e Auzmendi
Técnico: Walter Ribonetto

Atlético: Everson; Natanael, Junior Alonso, Vitor Hugo, e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Fausto Vera) e Gustavo Scarpa (Reinier); Rony (Ivan Román), Cuello (Júnior Santos) e Hulk (Igor Gomes)
Técnico: Cuca

Gol: Natanael, aos 2’ do 2ºT
Cartões amarelos: Pol Fernández; Franco, Natanael, Everson e Fausto Vera;
Cartão vermelho: Montoya, aos 51′ do 2ºT
Data: 21/8/2025 (quinta-feira)
Estádio: Feliciano Gambarte, em Mendoza-ARG
Motivo: volta das oitavas de final da Copa Sul-Americana
Árbitro: Felipe González (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Miguel Rocha (Chile)
VAR: Miguel Araos (Chile)