RECUPERAÇÃO

Após oito jogos de jejum, o Cruzeiro voltou a vencer pelo Campeonato Brasileiro na estreia do treinador Zé Ricardo. A Raposa bateu o Santos, em plena Vila Belmiro, pelo placar de 3 a 0. O confronto foi válido pela 23ª rodada da competição nacional. 

Os gols da equipe estrelada foram marcados por Jussa, de cabeça, no primeiro tempo, após escanteio batido por Lucas Silva. E ampliou na segunda etapa com Bruno Rodrigues e Nikão, esse um golaço.

A partida

Com um minuto de jogo, o Cruzeiro criou uma grande chance, mas a zaga santista tirou em cima da linha, depois do escanteio e da bola ter pipocado na pequena área do Santos, Gilberto e o goleiro dividiram e por pouco não foi aberto o placar. 

O Santos por pouco não chegou ao seu gol, aos oito minutos. Mendoza recebeu na esquerda e bateu cruzado, a bola passou pela pequena área, por dois jogadores do Peixe. 

Aos 29 minutos, o Santos chegou mais uma vez com perigo. Marcos Leonardo lança Lucas Braga na área, o atacante avança e na hora do arremate é atrapalhado por Castán. 

O Cruzeiro era melhor na partida, e atacava bastante pela esquerda com Arthur Gomes. O gol aconteceu exatamente daquele lado, mas após uma cobrança de escanteio de Lucas Silva aos 39 minutos. Jussa cabeceou com estilo, longe do alcance do goleiro santista que só observou. 1 a 0.

Segundo Tempo

O Santos chegou com perigo logo no primeiro minuto da etapa complementar. Marcos Leonardo ganhou a dividida e arrematou para o gol, Rafael Cabral fez a defesa. 

Aos três minutos, outra grande jogada de Marcos Leonardo. Ele aplicou um lençol, depois ganhou do zagueiro Neris de cabeça, e cruzou com grande perigo, Castan, bem posicionado, afastou o perigo. 

Aos 11 minutos, Lucas Silva bateu escanteio e o zagueiro Neris cabeceou sem perigo para a meta santista.
Nikão entrou no posto de Vital e mudou o jogo. No primeiro lance, aos 23 minutos, ele botou o volante Machado na frente do gol, ele recebeu e bateu errado, desperdiçando excelente chance. 

No minuto seguinte, aos 24, Nikão deu um lindo passe para Bruno Rodrigues. O atacante, que havia entrado no posto de Gilberto, avançou, e bateu com tranquilidade na saída do goleiro. 2 a 0 para a Raposa. 

O Santos chegou com grande perigo aos 38 minutos. Lucas Lima lançou Lucas Braga e o atacante bateu de canhota, a bola passou muito perto da trave de Rafael Cabral. 

No fim da partida, o meia Nikão foi premiado pela grande partida. Ele recebeu na direita, deu um lindo corte no zagueiro e bateu forte para ampliar o marcador e fechar o placar.

Ficha técnica

Santos 0 x 3 Cruzeiro
Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A
Quinta-feira, 14 de setembro de 2023, às 19h (de Brasília)
Vila Belmiro, em Santos-SP

Santos: João Paulo, Júnior Caiçara (Gabriel Inocêncio), João Basso, Messias e Dodô; Rodrigo Fernández, Nonato (Rincón) e Jean Lucas (Júlio Furch); Mendoza (Lucas Lima), Lucas Braga e Marcos Leonardo (Morelos). Técnico: Diego Aguirre

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Matheus Jussa (Ian Luccas), Lucas Silva e Mateus Vital (Nikão); Wesley (Stênio), Arthur Gomes (Filipe Machado) e Gilberto (Bruno Rodrigues). Técnico: Zé Ricardo

Arbitragem: Bráulio da Silva Machado (SC); Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Alex dos Santos (SC). VAR: Daniel Nobre Bins (RS)

Gols: Matheus Jussa, aos 39' do 1ºT; Bruno Rodrigues, aos 24' do 2ºT; Nikão, aos 43' do 2ºT (CRU)

Cartões amarelos: Júnior Caiçara, João Basso e Rodrigo Fernández (SAN); Marlon e Luciano Castán (CRU)