Na primeira fase do Brasileiro de Kart ele já havia superado uma numerosa concorrência para chegar ao pódio como vice-campeão da categoria Júnior.
Novamente no Kartódromo Internacional da Granja Viana, em Cotia (Grande São Paulo), o desafio da semana passada era na classe Codasur Júnior (com os novos motores Iame X30), e o resultado foi o mesmo: o vice-campeonato, desta vez superado por Rafael Câmara. Melhor mineiro na 53ª edição da competição, João Matos tem motivos de sobra para estar orgulhoso de seu desempenho.
E, se Câmara ficou com o prêmio oferecido pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) – a participação, com todas as despesas pagas, no Mundial da Suécia –, Matos também vai acelerar de 20 a 23 de setembro no circuito de Kristianstad, em busca de mais um bom desempenho contra os melhores do planeta na categoria OK Júnior. Uma merecida oportunidade proporcionada pelos patrocinadores e pela família. “Ocorreu tudo de forma perfeita e emocionante. Trabalhamos muito no acerto do kart, foram duas semanas intensas, tive um ótimo equipamento nas mãos”, destaca o piloto de 15 anos.
Também na Codasur Júnior, restrita a pilotos classificados nos vários estados e, por isso, com nível técnico altíssimo, Lucas Staico conseguiu uma batalhada sexta posição.
Top 10
Outro mineiro que fez bonito numa nova categoria (no Brasileiro) foi Lucas Nogueira, que tradicionalmente consegue compensar no braço a diferença de equipamento para alguns dos principais rivais. Desta vez, ele garantiu o quinto lugar final na OK Internacional, outra que usa os motores italianos Iame X30, de 175cc.
Na Sênior B, Rodrigo Felipe superou a sequência de treino qualificatório, duas baterias classificatórias, pré-final e final com a nona posição. Participação de destaque também nos boxes, com mais um grande desempenho da RBC Preparações, mais uma vez com vários campeões e pilotos no pódio usando os propulsores desenvolvidos em Minas.
Copa Brasil
A CBA confirmou que, em 2019, as duas fases do Brasileiro serão disputadas no Kartódromo Raceland, em Curitiba.
Antes disso, no entanto, os pilotos mineiros terão mais uma ótima chance de brigar por um título de prestígio nacional.
De 9 a 14 de outubro, a Copa Brasil de Kart será disputada no Kartódromo RBC Racing, em Vespasiano, trazendo ao traçado da Grande BH os principais nomes do país (a expectativa é por mais de 300 inscritos). Como a competição reúne todas as categorias em um só evento, a programação é mais enxuta, com a disputa de duas classificatórias e uma final.
RÁPIDAS
IGOR FRAGA ACELERA EM MID-OHIO DE
OLHO NA VICE-LIDERANÇA DA F-2000
Depois de voltar ao pódio nas ruas de Toronto (Canadá), o mineiro Igor Fraga luta, neste fim de semana, pela vice-liderança do Norte-Americano de F-2000. O desafio, desta vez, é no traçado de Mid-Ohio, em Lexington. Com o carro da equipe Exclusive Autosport, Fraga encara uma rodada tripla, buscando descontar os três pontos que o separam de Kaylen Frederick, além de defender a condição de melhor rookie (estreante) da temporada. A F-2000 é uma das categorias do programa Road to Indy, que visa levar os principais talentos à Fórmula Indy.
DAS PISTAS PARA A TERRA, PILOTO DE ALFENAS
LIDERA NO RALLY DE VELOCIDADE
Após uma trajetória de sucesso nas pistas que o levou à F-3 Inglesa, mas esbarrou na falta de patrocínio, o alfenense Victor Corrêa vem fazendo bonito em outra modalidade do automobilismo. No último fim de semana, ele venceu, na categoria RC5 (carros 4x2 com preparação limitada) os dois dias de prova do Rally de Inverno, terceira etapa do Brasileiro de Rally de Velocidade, em Lençóis Paulista (SP). Com seu Peugeot 206, Victor e o navegador Maicol Souza lideram a competição, que prossegue em setembro em Santa Catarina.
ARAGUARI RECEBE MARATONA DE
RESISTÊNCIA SOBRE DUAS RODAS
Seis horas de velocidade em um circuito de seis quilômetros de extensão com muitas pedras e poeira. É o que espera os inscritos nas “6 Horas Cross Country”, domingo, na Fazenda Por do Sol, em Araguari. O desafio estará aberto a competidores individuais, duplas e trios, e vence quem percorrer a maior distância no encerramento do tempo – as paradas para reabastecimento e manutenção das motos serão liberadas, mas quanto menor o período imobilizado nos boxes, melhor. A programação terá início às 8h30, com uma volta de reconhecimento, seguida pela largada das oito categorias