Mesmo com o empate com o Fortaleza, em 0 a 0, na última segunda-feira (24/10), o Atlético viu um aumento na chance de ir à próxima edição da Copa Libertadores. De acordo com a UFMG, a probabilidade passou de pouco mais de 33% para 42,2%.

O Atlético está há 14 rodadas na 7ª colocação da Série A do Campeonato Brasileiro. Com o empate com o Fortaleza na Arena Castelão, pela 33ª rodada, o Galo chegou aos 48 pontos.


O São Paulo venceu o Juventude (2 a 1) e "encostou" na tabela, chegando ao 8° lugar, com 47 pontos. Outros concorrentes que vinham atrás, como América (9°, com 45), o próprio Fortaleza (10°, com 45), Botafogo (11°, com 44) e Santos (12°, com 43) tropeçaram.


Neste momento, o Atlético integra o grupo que se classifica à Copa Libertadores de 2023, já que o Flamengo conquistou a Copa do Brasil e é o 3° colocado do Brasileirão. Ainda há a possibilidade de transformação desse G7 em G8, se Athletico-PR ou Flamengo (finalistas da atual Libertadores) se mantiverem entre os primeiros da Série A até o fim da competição.
 
Nas cinco rodadas finais, o Galo busca confirmar a vaga na próxima edição do torneio continental e, se possível, chegar direto à fase de grupos. São 15 pontos possíveis. Os comandados de Cuca estão a dez de distância do Flamengo (3°), a nove do Corinthians (4°), a sete do Fluminense (5°) e a três do Athletico-PR (6°).


Na 34ª rodada, o Atlético receberá o lanterna Juventude no Mineirão, em Belo Horizonte. Às 19h30 da quinta-feira (27/10), o Galo também poderá decretar o rebaixamento do time gaúcho à Série B do Campeonato Brasileiro.