A 22ª partida do Cruzeiro na temporada 2019 terá um gosto especial. O time celeste, que está invicto esse ano, estreia no Brasileirão, neste sábado, contra o Flamengo, às 21h, no Maracanã. O clássico, muito badalado nos últimos anos, será o principal confronto da 1ª rodada da competição nacional.

O técnico Mano Menezes falou da expectativa para a estreia na competição mais importante do país e das pretensões da Raposa que buscará o pentacampeonato brasileiro.

“Começar o Brasileiro é gostoso, é o principal campeonato do país. A única coisa é que vamos começar como invicto. Isso está certo. Agora, favoritismo é difícil, não dá para comparar um Estadual com outro, um grupo de Libertadores com outro. As primeiras rodadas é que vão dizer quem é favorito, é que vão separar as turmas. Por isso é importante começar bem, estar na parte de cima da tabela. É uma competição muito disputada. Temos de construir uma campanha sabendo que a primeira rodada vale os mesmos três pontos da última”, disse o treinador.

“Eu preferia estrear em casa. Mas vai ser fora, um jogo difícil pela história, tradição. Mas teremos outros jogos assim durante o Brasileiro, são muitos campeões. Aí é que reside a dificuldade da competição, não há tempo para respirar. A diferença é quem vai conseguir fazer melhor. Ano passado tivemos praticamente de abrir mão de alguns jogos, pois tínhamos jogos decisivos de Libertadores, de Copa do Brasil. O que fizemos diferente foi qualificar mais nosso elenco. Mantivemos jogadores qualificados e acrescentamos outros”, complementou.

O treinador, que não adiantou a equipe que inicia a disputa, falou sobre a qualidade do seu elenco e sobre o rodízio dos atletas nos jogos que aconteceram no Estadual e na Libertadores e que continuará no Campeonato brasileiro.

“Estamos rodando alguns jogadores e posições há algum tempo e é o que vai acontecer a temporada inteira. Você troca dois ou três jogadores e não tem queda de rendimento. E vai valer para a estreia. Nossas condições são melhores, mas temos de ver se vamos conseguir confirmar isso. Muita coisa pode mudar, às vezes quem está bem não consegue manter, outros reagem”, declarou.

O Cruzeiro está invicto há 22 jogos, esse ano foram 21 partidas entre o Estadual e a Libertadores, com 16 vitórias e cinco empates. O time celeste é o único entre as séries A e B da competição nacional que ainda não perdeu na temporada. O treinador falou sobre as vantagens de se chegar tão longe com uma campanha espetacular.

“Se eu enfrentasse um time que ainda não perdeu na temporada, iria usar isso para motivar meus jogadores. Mas também motiva a gente. Se ainda não perdemos é por nossos méritos. E temos de continuar repetindo. E não há espaço para acomodação. Estes anos temos vantagem de estar classificados e com o primeiro lugar do grupo da Libertadores assegurado. Isso dá, além da confiança, a tranquilidade para conduzir bem as situações de Campeonato Brasileiro”, finalizou.