Com problemas de lesão dos principais atacantes do Cruzeiro, o meia-atacante Arrascaeta assumiu a função de “homem-gol” da Raposa. Sem Fred e Sassá, machucados, e com a chegada recente de Barcos, o uruguaio segue implacável na área adversária. Ele é o artilheiro cruzeirense na temporada com 10 gols (em 28 jogos), igualou Marcelo Moreno como o maior goleador gringo da história celeste (45 gols) e balançou as redes dos rivais nas três partidas após a Copa do Mundo, diante de Atlético-PR, América e Atlético-PR novamente.
Além da quantidade, o atleta também tem impressionado pela qualidade e variedade dos gols. Os três últimos tentos anotados ilustram bem isso. Contra o Furacão, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, Arrascaeta mostrou habilidade para tirar o marcador, força para proteger a bola e evitar a chegada do rival e categoria para dar um toque sutil, na saída do goleiro.
Contra o América, ele deu uma assistência e mostrou um bom posicionamento ao acompanhar a jogada e, após João Ricardo defender o chute de Robinho, pegar o rebote para estufar as redes do Coelho. Neste domingo, diante do Furacão, desta vez pela 14ª rodada do Brasileirão, ele mostrou a sua capacidade de centroavante. O uruguaio se infiltrou nas costas da zaga adversária e mergulhou para marcar o gol.
A boa fase, acentuada após a disputa da Copa do Mundo, tem feito aumentar as especulações sobre a saída do jogador. No entanto, ainda não surgiu nada de concreto e o atleta segue em Belo Horizonte. E se continuar assim, marcando muitos gols com a camisa do Cruzeiro.
Maiores artilheiros estrangeiros na história do Cruzeiro:
1 - Arrascaeta (Uruguai) – 45 gols (168 jogos)
1 - Marcelo Moreno (Bolívia) – 45 gols (93 jogos)
3 - Fernando Carazo (Espanha) – 44 gols (113 jogos)