Começou com um empate por 1 a 1 o confronto entre Grêmio e Flamengo pelas semifinais da Copa Libertadores. Na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, os donos da casa tiveram dificuldades, saíram atrás e buscaram o empate aos 43 minutos do segundo tempo.

Apesar do castigo na parte derradeira do jogo, o time rubro-negro voltará ao Rio de Janeiro com uma vantagem. Pelo gol marcado fora de casa, jogará pelo empate sem gols a partida de volta, agendada para o dia 23 de outubro, no Maracanã.

Em Porto Alegre, o primeiro tempo foi todo do Flamengo. Os visitantes mostraram clara superioridade e chegaram a balançar a rede duas vezes, mas os gols foram anulados após consulta do árbitro Néstor Pitana ao vídeo - um deles, por impedimento bastante duvidoso de Gabriel Barbosa.

O Grêmio cresceu na etapa final, porém acabou sendo punido quando menos merecia: aos 24 minutos, Arrascaeta cruzou para Bruno Henrique marcar de cabeça. Gabriel Barbosa ainda teve mais um gol anulado antes de que os anfitriões buscassem o empate, no finalzinho: Everton recebeu na área, pela direita, bateu cruzado e viu o jovem Pepê concluir.

Quem avançar à decisão terá pela frente um adversário argentino. A outra semifinal começou com uma vitória por 2 a 0 do River Plate sobre o Boca Juniors, na noite de terça (1º), no Monumental de Núñez, em Buenos Aires. A segunda partida ocorrerá na casa do Boca, La Bombonera, em 22 de outubro.