O prêmio de melhor jogador do mundo de 2023 do Fifa The Best foi dado, mais uma vez, para Lionel Messi. Porém, desta vez, o craque argentino não foi unanimidade na escolha. Jornalistas brasileiros criticaram a premiação, principalmente, pelo período analisado. Veja os comentários abaixo e entenda a questão.

Após ampliar o seu período de avaliação em 2022 por causa da Copa do Mundo do Catar, que foi realizada em dezembro, a Fifa teve que encurtar o tempo de análise em 2023. E é justamente esse o ponto que foi levantado por diversos jornalistas.

 A eleição do melhor jogador do mundo de 2023 levou em conta o período entre 19 de dezembro de 2022 – um dia após o fim da Copa do Mundo – e 20 de agosto de 2023 – logo no início da temporada europeia.

 Nesse período, Lionel Messi deixou o Paris Saint-Germain com a conquista apenas do Campeonato Francês e se juntou ao Inter Miami, equipe da Major League Soccer, liga dos Estados Unidos. Em solo norte-americano, o argentino conquistou a Leagues Cup.

Enquanto isso, Erling Haaland, que ficou no segundo lugar da premiação da Fifa, foi o grande nome do Manchester City na conquista do inédito triplete da equipe. Nesse intervalo de avaliação, o norueguês venceu o Campeonato Inglês, a Copa da Inglaterra e a Liga dos Campeões. 


Fred Caldeira
@fredcaldeira
·
Seguir
Messi estar entre os três é insanidade. Ganhar é constrangedor. Que loucura.


Luiz Teixeira 23-17 🏀🗽
@luizteixeira
·
Seguir
A necessidade da Fifa de realizar homenagens permanentes ao Messi ficou escancarada. O prêmio The Best já não tinha credibilidade, mas depois de hoje ficou ainda mais bisonho. Todos sabemos o tamanho de Messi no futebol, mas ele não merecia estar nem no 11 ideal, quiçá no Top 3.


Jorge Iggor
@jorgeiggor
·
Seguir
Isso é um insulto ao próprio Messi.


Bruno Formiga
@brunoformiga
·
Seguir
Ele GANHAR é uma loucura completa. O prêmio simplesmente ESTÁ ERRADO.
Bruno Formiga
@brunoformiga
Messi no The Best 2023 é bizarro. Uma ofensa ao prêmio e aos outros jogadores que jogaram muito mais que ele no recorte.


Sergio Arenillas
@sergeta
·
Seguir
Se o Messi abandonar o Futebol hoje ele ganha o prêmio ano que vem. Uma pena o prêmio ter virado algo honorário e de conjunto da obra.


Clara Albuquerque
@claalbuquerque
·
Seguir
Eu acho que as pessoas não sabiam que não contava Copa do Mundo. Serião.


Leonardo Bertozzi
@lbertozzi
·
Seguir
Se o formato do prêmio The Best permite um resultado como esse, obviamente há um problema com o formato, incluindo a clareza da comunicação com as pessoas que decidem.