SUPER-HERÓI

Com direito a dois gols de Hulk, de pênalti, o Atlético venceu o Corinthians na Arena MRV e segue em recuperação no Brasileirão. O duelo, realizado na noite deste domingo (28), registrou o maior público do Galo no estádio, com 44.048 alvinegros presentes nas arquibancadas. 

Além do ídolo alvinegro, o time de Gabriel Milito contou com, pelo menos, três grandes defesas do goleiro Matheus Mendes para sair com os três pontos de casa e chegar aos 28 pontos na tabela, e na nona colocação. 

Agora, o time alvinegro muda a chave e foca na primeira partida das oitavas de final da Copa do Brasil. Na quarta-feira (31), o time de Gabriel Milito irá ao Rei Pelé encarar o CRB, às 19h. 

O jogo

Empurrado pela torcida, o Atlético partiu para o ataque logo nos primeiros minutos, mas pecando no arremate final. Já o Corinthians, só foi chegar com perigo ao gol de Matheus Mendes aos 13, com Yuri Alberto sendo bloqueado por Bruno Fuchs antes do arremate final. Aos 20, foi a vez de Matheus Mendes impedir o gol de Yuri, espalmando a bola para a linha de fundo. 

Com Matheus bem na defesa, o Galo buscava encontrar espaços para furar o bloqueio do Timão. E foi na bola parada que surgiu a melhor oportunidade e o gol do super-herói alvinegro. Derrubado próximo à grande área, Hulk partiu para a cobrança de falta. A batida forte acabou desviando na mão de Garro, que estava na barreira, armada dentro da área.

Sem titubear, o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade máxima. Aos 31, Hulk pegou a bola, beijou, e chutou rasteiro, no canto esquerdo de Hugo. O arqueiro chegou a tocar nela, mas a redondinha morreu no fundo do gol. Foi o gol 109 do ídolo do Atlético em 206 jogos disputados. 

A comemoração atleticana durou pouco. Aos 38, Fagner cobrou lateral com velocidade no ataque, encontrando Garro. O meio-campista conseguiu se redimir do pênalti cometido ao cruzar a bola na medida para Yuri Alberto. Sem marcação, na grande área, o atacante testou firme e igualou o placar.

Na volta do intervalo, Gabriel Milito promoveu a primeira alteração na equipe, colocando o zagueiro Lyanco no lugar de Bruno Fuchs. Com apenas dois minutos de bola rolando, Matheus Mendes voltou a ser decisivo para o Galo, defendendo um chute à queima-roupa de Ryan, após vacilo do setor defensivo do Atlético. 

Aos seis, o arqueiro alvinegro operou dois milagres. Primeiro, ao defender um chute rasteiro de Yuri Alberto e, no rebote, com a mão esquerda, salvar um cabeceio de Garro. O Galo respondeu com Hulk, em duas oportunidades, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. 

Após esses lances, o duelo voltou a ficar equilibrado e truncado no meio-campo. Aos 22, Milito voltou a mexer na equipe colocando Alan Franco na vaga de Fausto Vera. E foi dele a grande oportunidade atleticana de voltar a ficar a frente do placar. Em cobrança de escanteio de Scarpa, o meio-campista testou firme e a bola explodiu no travessão e nas mãos de Hugo para alívio do Timão. 

O Galo seguiu pressionando e empurrado por mais de 44 mil torcedores, chegou ao segundo gol, novamente em cobrança de pênalti. Paulinho foi derrubado na área e Bruno Arleu de Araújo, como no primeiro tempo, não precisou do VAR para assinalar a penalidade. Hulk foi para a cobrança e, dessa vez, deslocou o goleiro Hugo com um chute colocado no canto esquerdo do arqueiro. 

Nos minutos finais, Lyanco foi expulso de campo ao levar dois amarelos. Com um a mais, o Corinthians partiu para o ataque em busca da igualdade, mas não foi capaz de furar a marcação alvinegra, até o apito final. 

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 2X1 CORINTHIANS

Atlético:Matheus Mendes; Bruno Fuchs (Lyanco), Rodrigo Battaglia e Junior Alonso; Gustavo Scarpa (Saravia), Otávio, Fausto Vera (Alan Franco), Guilherme Arana e Bernard (Vargas); Paulinho (Paulo Vitor) e Hulk. Técnico: Gabriel Milito

Corinthians:Hugo Souza; Fagner (Matheuzinho), André Ramalho, Félix Torrres e Hugo; Raniele (Pedro Raul), Alex Santana, Ryan (Charles) e Rodrigo Garro (Igor Coronado); Romero (Wesley) e Yuri Alberto. Técnico: Ramón Díaz

Motivo: 20ª rodada do Brasileirão
Data: 28 de julho de 2024 (domingo)
Local: Arena MRV - Belo Horizonte-MG
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ-FIFA), auxiliado por Bruno Raphael Pires (GO-FIFA) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Wagner Reway (ES-FIFA)
Cartão Vermelho: Lyanco (Atlético)
Cartões amarelos: Bruno Fuchs (Atlético); Alex Santana, Hugo Souza, Angel Romero (Corinthians)
Gols: Hulk, aos 31’, 1º tempo; aos  39’, 2º tempo (Atlético); Yuri Alberto, aos 38’, 1º tempo (Atlético)