O Itamaraty e o Ministério do Turismo lançaram, nesta quinta-feira (7), um documento para orientar os brasileiros que forem à Copa do Mundo na Rússia, que tem início na próxima quinta-feira (14). O "Guia Consular do Torcedor Brasileiro" traz dicas obre as leis do país, clima, idioma e meios de transporte e causou polêmica ao abordar questões relacionadas à comunidade LGBT.
Um ítem do capítulo 2 do Guia diz: "Não são comuns na Rússia manifestações intensas de afeto em público. Em particular, recomenda-se à comunidade LGBT evitar demonstrações homoafetivas em ambientes públicos, que podem ser consideradas “propaganda de relações sexuais não tradicionais feita a menores” e enquadradas em lei (junho de 2016) que prevê multa e deportação".
O documento, elaborado em conjunto com a Embaixada do Brasil em Moscou, tem 138 páginas e também recomenda aos torcedores que evitem se manifestar publicamente sobre temas políticos, ideológicos, sociais e de orientação sexual. Até o uso de bandeiras estrangeiras em praças ou edifícios públicos no país-sede da Copa pode causar apreensão. O uso de bebidas alcoólicas nas ruas e espaços públicos abertos será punido com multa.
Estima-se que 66 mil ingressos tenham sido vendidos para brasileiros, colocando o país como o terceiro maior em número de turistas na Rússia para a Copa.
Para ter acesso ao documento, clique aqui.
Confira algumas recomendações do "Guia Consular do Torcedor Brasileiro":
- Recomenda-se cautela ao marcar encontros com desconhecidos
- Afaste-se de malas ou de bagagens desacompanhadas e não aceite levar bagagens de desconhecidos
- Comportamento interpretado como assédio sexual enseja multa e prisão de até um ano
- É expressamente proibido dirigir com excesso de velocidade e/ou sob o efeito de álcool, o que pode ensejar retenção da carteira de habilitação, multa e prisão
- Fumar em locais públicos como restaurantes, hotéis e estações de transporte público é infração administrativa punível com multa
- Recomenda-se contratar seguro-saúde que seja válido em todo o território russo pela duração de sua estada, bem como nos países nos quais eventualmente faça conexão.