Há exatos cinco anos, o Atlético conquistava pela primeira vez o continente. Deixar o Olímpia para trás, na grande decisão, apesar de ter disparado milhões de corações, marcou para sempre a história do clube e aquele inesquecível grupo de pouco mais de trinta jogadores.
Nesta atual temporada, após a saída do goleiro Giovanni, reserva naquela ocasião, apenas quatro campeões permaneceram no clube: o arqueiro Victor, o zagueiro Leonardo Silva, o volante Lucas Cândido** e o atacante Luan.
Confira o destino de cada campeão da Libertadores 2013:
GOLEIROS:
VICTOR - Continua no Atlético, contrato até 2020.
GIOVANNI - Deixou o clube há um mês.
LEE - Rescindiu contrato um ano depois. Era reserva do Acadêmica de Coimbra, rebaixado para a Segunda Divisão de Portugal. Foi atuar no Sepahan do Irã.
LATERAIS
MARCOS ROCHA - Emprestado pelo Atlético ao Palmeiras.
MICHEL - Retornou ao Almería 10 meses depois. Vendido ao Las Palmas-ESP. Atualmente está sem clube.
CARLOS CÉSAR - Foi emprestado a Atlético-PR e Vasco. Voltou em 2015. Atualmente defende, por empréstimo, o Coritiba.
JUNIOR CÉSAR - Foi para o Botafogo após o Mundial. Saiu ainda em 2014. Ficou quase dois anos desempregado antes de acertar com o AD Itaboraí, da Segundona do Rio de Janeiro. Depois de três meses e 10 jogos, rescindiu com a equipe fluminense. Pendurou as chuteiras.
RICHARLYSON - Sofreu lesão no joelho, saiu do Atlético em dezembro daquele ano, sem disputar o Mundial. Foi para o Vitória, Chapecoense, Novorizontino, atuou no futebol da Índia, participou de Show de Dança, acertou com o Guarani-SP e, por último, defendeu o Cianorte-PR. Atualmente está sem clube.
ZAGUEIROS
LEONARDO SILVA - Continua no Atlético, contrato até o fim desta temporada. Se recuperou recentemente de lesão muscular e pode ser opção no jogo desta quarta (25), contra o Paraná.
RÉVER - Saiu do Atlético em dezembro de 2014. Vendido ao Internacional, que o repassou ao Flamengo por empréstimo. Renovou com os Rubro-Negros até 2019, por empréstimo.
RAFAEL MARQUES - Deixou o Galo em setembro de 2013, foi para o Hellas Verona. Retornou para o Coritiba e em seguida foi para o Vasco. Pendurou as chuteiras após defender a equipe cruz-maltina.
GILBERTO SILVA - Não renovou contrato após o Mundial. Se recuperou de cirurgia no joelho. Aposentou em 2016 e teve curta passagem como diretor de futebol do Panathinaikos, seu segundo clube na Europa. Permanece como empresário do ramo de construção e hotelaria e faz eventos para o Arsenal.
SIDIMAR- Repassado para Villa Nova, Madureira, Ipatinga e Tupi. Deixou o clube e foi para o Galo Carijó, mas sofreu outras lesões graves.
JEMERSON** - Foi inscrito na Libertadores para a semifinal contra o Newell's devido a lesão de Léo Silva e a suspensão de Réver. Não entrou em campo. Virou titular absoluto em 2014 e 2015, até ser vendido ao Monaco em 2016 por 11 milhões de euros.
VOLANTES
PIERRE - Rescindiu com o Atlético em 2015, foi para o Fluminense. Estava no Joinville, mas atualmente se encontra sem clube.
LEANDRO DONIZETE - Deixou o Atlético em 2016, ao não acertar uma renovação de contrato. Acertou com o Santos em 2017, mas foi emprestado ao América. Atualmente disputa a Série A com a camisa do Coelho.
SERGINHO - Emprestado ao Criciúma no meio da Libertadores. Repassado ao Vasco e em seguida ao Sport. Defendeu o Al Wasl Dubai e atualmente defende o Akhisar Belediyespor, da Turquia.
JOSUÉ* - Não renovou com o Atlético. Deixou o clube no fim de 2016. Se afastou do futebol, chegou a receber sondagens do Goiás. Possui negócios empresariais no ramo musical e chegou a ser homenageado pelo Wolfsburg, da Alemanha.
ROSINEI - Emprestado ao Coritiba em 2014. Ficou em definitivo no clube paranaense. Repassado ao Paraná, retornou ao Coxa e ficou desempregado até acertar com o Tigres do Brasil em 2016. Estava em 2016 no Fortaleza. Acertou com o Almirante Barroso para o Catarinense de 2017, e foi para o CSA, de Alagoas. Seu último clube foi o Juventus, de São Paulo.
LUCAS CÂNDIDO** - O volante, assim como Jemerson, foi inscrito na semifinal da Libertadores. Não entrou em campo na competição. Acabou sendo titular da lateral esquerda no Mundial. Sofreu três lesões graves no joelho e, recuperado, tem tido chances com Thiago Larghi.
MEIAS
RONALDINHO GAÚCHO - Deixou o Atlético um ano depois da conquista. Foi para o Querétaro-MEX e retornou ao Brasil para o Fluminense. Virou "showman" mundo a fora. Pendurou as chuteiras e é visto constantemente em eventos nos quatro cantos.
BERNARD - Vendido em agosto de 2013 ao Shakhtar Donetsk, defendeu o Brasil na Copa do Mundo de 2014 e, há quase um mês, deixou o clube ucraniano. Ainda sem destino definido.
GUILHERME - Saiu do Atlético em 2015, acertou com o Antalyaspor-TUR e foi comprado pelo Corinthians. Não vingou em São Paulo e foi repassado para o Atlético-PR. Segue defendendo o Furacão.
MORAIS - Rescindiu com o Atlético em maio de 2013, vindo de período de inatividade. Acertou com o Criciúma. Rodou por América-RN e CRB. Ficou desempregado até acertar com o São Bento-SP. Disputou o Campeonato Paulista pelo time de Sorocaba, até acertar com o Botafogo-SP para a Série C 2017. Atualmente defende o Brasiliense-DF.
LELEU - Após a Libertadores, foi repassado a Náutico, Paysandu e Madureira-RJ. Foi campeão da Série C pelo Boa Esporte em 2016. Retornou de empréstimo ao Galo, fez parte do time sub-23, mas teve vínculo encerrado com o clube alvinegro. Está sem clube.
LUAN - Continua no Atlético, contrato até 2022.
NIKÃO - Deu espaço para Josué na lista de inscritos. Foi emprestado ao América durante a Libertadores. Repassado para Linense e Ceará. Acertou de graça com o Atlético-PR, onde está até hoje.
ATACANTES
JÔ - Foi vendido em 2015 ao Al Shabab, dos Emirados Árabes. Ficou pouco tempo e acertou com o Jiangu Suning. Perdeu espaço no clube com mudança de regras de estrangeiros até voltar ao Corinthians. Foi campeão brasileiro e artilheiro da competição no ano passado. Atualmente defende o Nagoya Grampus, do Japão.
DIEGO TARDELLI - Ficou no Atlético até o começo de 2015. Por desejo próprio, foi negociado para o Shandong Luneng. Assim como Jô, foi tirado da equipe principal para a entrada de outro estrangeiro. Deu a volta por cima na temporada passada, quando virou o artilheiro do time chinês.
ALECSANDRO - Saiu amigavelmente no Atlético em 2014. Acertou com o Flamengo. Depois foi parar no Palmeiras. Cumpriu suspensão por doping e perdeu espaço. Foi repassado ao Coritiba, clube no qual seu pai, Lela, é ídolo. Reserva do time.
ARAÚJO - Saiu no meio da Libertadores. Acertou a volta para o Goiás. Ficou desempregado por 19 meses até acertar com o Central-PE, mas não continuou no clube. Foi parar no futebol dos EUA, onde defende o Las Vegas United na United Premier Soccer League. O clube foi acusado de enganar atletas e é mantido por um empresário brasileiro.
NETO BEROLA - Foi emprestado ao Al Wasl, dos Emirados Árabes, em 2014. Retornou e foi repassado ao Santos. Estava no Coritiba, companheiro de Alecsandro, mas deixou o Coxa e, até esta segunda-feira (23), curtia férias forçadas em Belo Horizonte. Foi anunciado como reforço do CSA, de Alagoas.
PAULO HENRIQUE - Emprestado ao São Caetano durante aquela Libertadores. Pulou de galho em galho, por empréstimo: Vila Nova, Caxias-RS, Paraná e Boa Vista, no qual disputou o Carioca de 2016. Contrato com o Atlético terminou em maio de 2016. Em 2017, esteve no Internacional de Lages, no Campeonato Catarinense, na sua cidade natal. Atualmente defende o Londrina.
TÉCNICO CUCA - Deixou o Atlético logo após o Mundial, ao ter acertado contrato com os chineses do Shandong Luneng. Retornou da China e foi campeão brasileiro pelo Palmeiras em 2016. Tirou seis meses "sabáticos" e retornou ao Verdão após a queda de Eduardo Baptista. Atualmente está sem clube, após ter sido comentarista na Copa da Rússia pela TV Globo.
*Entrou no lugar de Nikão após a fase de grupos
**Inscritos na semifinal contra o Newell's, não atuaram