Em meio à oscilação de desempenho, o Atlético tenta garantir mais um avanço em competição mata-mata – desta vez, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com vantagem na eliminatória, o Galo medirá forças com o Godoy Cruz, da Argentina, a partir das 19h desta quinta-feira (21/8). O duelo decisivo entre os times será disputado no Estádio Feliciano Gambarte, em Godoy Cruz. A seguir, o No Ataque informa todos os detalhes sobre o confronto: onde assistir ao vivo, escalações, desfalques, declarações de envolvidos e muito mais.

O jogo de ida terminou com vitória de virada do Atlético sobre o Godoy Cruz, por 2 a 1, na Arena MRV, em Belo Horizonte. Santino Andino abriu o placar para os argentinos na capital mineira, mas viu Cuello e Hulk – este já nos minutos finais – selarem o triunfo brasileiro.

No último domingo (17/8), ambas as equipes perderam pelas respectivas ligas nacionais. Pela 20ª rodada da Série A do

Campeonato Brasileiro, o Galo perdeu de virada para o Grêmio na Arena MRV, por 3 a 1, com mais uma atuação ruim.

O Godoy Cruz, por sua vez, foi superado pelo River Plate no Estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, por 4 a 2. O compromisso do “Tomba” foi disputado pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Argentino.

Este, por sinal, foi o oitavo jogo seguido sem vitórias para o time da província de Mendoza. Foram cinco empates e três derrotas neste recorte recente.

Atlético aposta em retrospecto contra argentinos
Desde a década de 1990, o Atlético disputou confrontos eliminatórios contra times argentinos em 16 oportunidades. Foram 10 avanços do Galo e seis dos adversários.

Nos últimos quatro mata-matas contra “hermanos”, o Atlético levou a melhor. Em 2021, o Galo eliminou os gigantes Boca Juniors (oitavas de final) e River Plate (quartas de final) na Copa Libertadores.

Mais recentemente, em 2024, o time alvinegro despachou o San Lorenzo (oitavas) e novamente o River (semifinais) no principal torneio do continente. O retrospecto recente é motivo de ânimo para o clube mineiro.

Caso avance às quartas de final da Copa Sul-Americana, o Atlético garantirá outros 700 mil dólares em premiação da Conmebol – cerca de R$ 3,8 milhões na cotação atual. Pela trajetória na competição até aqui, o Galo já soma mais de R$ 12 milhões em ganhos.

O adversário alvinegro na próxima etapa do torneio continental, em caso de avanço, será o Bolívar. A equipe de La Paz se classificou depois de eliminar o Cienciano nas oitavas.

Godoy Cruz x Atlético: onde assistir ao vivo
O jogo entre Godoy Cruz e Atlético terá transmissão na TV fechada e também por serviço de assinatura na internet (streaming):

- ESPN
- Disney+

Godoy Cruz x Atlético: prováveis escalações

O No Ataque traz, a seguir, as prováveis escalações para o duelo pelas oitavas de final da Sul-Americana. Saiba quem deve iniciar jogando no Feliciano Gambarte.

Godoy Cruz
O técnico Walter Ribonetto deve repetir a escalação do jogo de ida contra o Atlético. Ele preservou três peças do time titular no duelo ante o River Plate, e todas devem retornar à formação inicial diante do Galo.

Provável escalação do Godoy Cruz: Franco Petroli; Lucas Arce, Mateo Mendoza, Federico Rasmussen e Andrés Meli; Vicente Poggi, Pol Fernández e Nicolás Fernández; Facundo Altamira, Santino Andino e Agustín Auzmendi
Pendurados do Godoy Cruz: não há
Desfalque do Godoy Cruz: Tomás Pozzo (lesionado)

Atlético
Com desfalques importantes, o Atlético deve ter formação idêntica à que foi derrotada pelo Grêmio no fim de semana. Mudanças na escalação, no entanto, não estão descartadas.

No meio-campo, Alexsander e Gabriel Menino travam batalha pela vaga de segundo volante. O segundo deles, inclusive, pode até receber oportunidade como lateral-direito no lugar de Natanael.

Já no ataque, o recém-chegado meia-atacante Reinier tenta conservar lugar como titular no time de Cuca. A principal ameaça é o atacante Rony.

Provável escalação do Atlético: Everson; Natanael (Gabriel Menino), Ivan Román, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander (Gabriel Menino), Gustavo Scarpa e Reinier (Rony); Cuello e Hulk
Pendurado do Atlético: Junior Alonso
Desfalques do Atlético: Saravia (trauma na perna direita), Lyanco (lesão na coxa esquerda), Patrick Silva (lesão na lombar), Bernard (cirurgia odontológica), Caio Maia (lesão no joelho direito) e Cadu (lesão no joelho direito).

Godoy Cruz x Atlético: os personagens
Walter Ribonetto, técnico do Godoy Cruz: “Me responsabilizo desta situação. Temos que sustentar nossa meta zerada e aproveitar as situações que temos. Me dói muito quando isso acontece, e como sempre digo: quando ganhamos é dos jogadores e quando perdemos é minha responsabilidade. (…) Temos que virar a página, pensar em treinar e no positivo que vem pela frente. Este é um desafio muito lindo e para isso estou aqui. Estamos todos juntos, e isso só começou. Agora pensamos no Mineiro para tratar de reverter a série.”

Gustavo Scarpa, meio-campista do Atlético: “Nem foi falado muita coisa (no vestiário depois do jogo contra o Grêmio), porque estava todo mundo de cabeça quente, né? Uma derrota vergonhosa. Momento desastroso. O jogo estava na nossa mão e, de repente, foi tudo por água abaixo. Não tem muito o que falar. Qualquer coisa que a gente falar aqui estaremos errados. Levantar a cabeça e trabalhar, porque se a nossa responsabilidade era grande para quinta-feira (contra o Godoy Cruz), ela dobrou.”

Godoy Cruz x Atlético: arbitragem
Árbitro: Felipe González (Chile)
Assistentes: José Retamal (Chile) e Miguel Rocha (Chile)
VAR: Miguel Araos (Chile)