O técnico Givanildo Oliveira espera contar com o retorno do lateral-direito Leandro Silva ao time do América na partida de volta da semifinal do Campeonato Mineiro, contra o Cruzeiro, às 19h do próximo sábado, no Mineirão. Em recuperação de lesão muscular na coxa esquerda, o jogador desfalcou a equipe nesse domingo, na derrota por 3 a 2 para a Raposa, no Independência, pelo duelo de ida da penúltima fase.
 
 
“Não sou médico, mas acho que o Leandro a gente pode ter, pelo o que ele já está fazendo em campo”, disse o treinador, que, por outro lado, considerou difícil o regresso de Juninho, com problema semelhante ao do lateral. “O Juninho é mais difícil. Vou torcer para que ele possa jogar inteiro, em condições. Mas acredito que o Leandro tenha condições”.
 
Substituto de Leandro Silva, o jovem Ronaldo, de 20 anos, enfrentou dificuldades para anular o lado esquerdo do ataque do Cruzeiro. No primeiro gol celeste, Egídio passou nas costas do lateral-direito americano, recebeu de Rafinha e cruzou na cabeça de Fred. No terceiro, Marquinhos Gabriel correu à linha de fundo após lançamento de Dedé e colocou o camisa 9 frente a frente com Fernando Leal.
 
Além de aguardar Leandro, Givanildo Oliveira cogita colocar Neto Berola como titular. Com três gols em 11 apresentações em 2019, o atacante entrou no lugar de Felipe Azevedo no intervalo do clássico e foi destaque em jogadas de velocidade e drible. O que dificulta a escolha por ele é a deficiência no condicionamento físico.
 
“Não posso adiantar agora. É um jogo de uma semana. Ele era o titular, mas vinha acontecendo algumas situações que chegava aos 20 minutos do segundo tempo, já não aguentava mais. Algumas vezes eu comecei a mudar e coloquei o Felipe. Se ele (Berola) tiver em uma condição melhor para aguentar o jogo, talvez eu até tire ele (Felipe). Mas vamos ver com calma, não pode ter desespero. Falei com eles na nossa reza que estamos vivos. É difícil? É. O Cruzeiro tem um grupo muito forte, mas temos condições de reverter”.
 
Por ter feito campanha inferior na etapa de pontos corridos do Campeonato Mineiro, o América terá de vencer o Cruzeiro por dois gols de diferença para se classificar à final. Quem passar no sábado aguardará o ganhador de Atlético x Boa, que se enfrentam no domingo, às 16h, no Mineirão. O primeiro jogo, em Varginha, ficou empatado por 0 a 0. Líder da primeira fase, o Galo jogará por um empate em BH.