Empurrado pelos mais de 43 mil torcedores presente ao Mineirão e em clássico decidido apenas nos instantes finais, o Atlético venceu o América por 3 a 2, neste domingo, e assegurou, com uma rodada de antecedência, o primeiro lugar da fase classificatória do Campeonato Mineiro.

Com o triunfo no Gigante da Pampulha, pela 10ª rodada, o Galo chegou a 25 pontos e oito vitórias, não podendo mais ser alcançado pelas equipes que estão abaixo na tabela.

Réver abriu o placar no primeiro tempo e o América empatou ainda na etapa inicial. No segundo tempo, Alerrandro marcou aos 18 minutos e o América igualou novamente o marcador três minutos depois. O Galo persistiu e chegou ao gol da vitória já nos acréscimos, novamente com o garoto Alerrandro, artilheiro isolado da competição, com sete gols.

Na próxima rodada, a última desta primeira fase, o adversário será o Tupynambás, nesta quarta-feira (20/3), às 21h30, no Estádio Municipal de Juiz de Fora.

O JOGO

O Atlético teve a primeira boa chance da partida, aos oito minutos, quando Guga cruzou pela direita e Alerrandro cabeceou com perigo, por cima do gol.

No ataque seguinte, após boa jogada de Luan pela esquerda, Alerrandro ajeitou a bola na entrada da área e Igor Rabello acerto belo chute colocado, exigindo grande defesa do goleiro Fernando Leal.

Aos 24 minutos, Luan arriscou finalização de longa distância e a bola saiu à direita do gol. Em seguida, Terans cruzou pela direita e a bola atravessou a grande área.

Luan arriscou outro arremate de fora da área e, desta vez, a bola explodiu no zagueiro. Na sequência da jogada, Luan tentou enfiada de bola para Guga e a defesa do América cortou para escanteio.

Terans cobrou o escanteio pela direita, aos 27 minutos, Igor Rabello desviou de cabeça e Luan, também de cabeça, acertou a trave. No rebote, o capitão Réver subiu mais alto e cabeceou para o gol, fazendo a alegria dos mais de 40 mil Atleticanos presentes ao Gigante da Pampulha: Galo 1 x 0.

Em novo ataque alvinegro, Alerrandro recebeu passe de Adilson na entrada da área pela esquerda e foi desarmado ao tentar passar pelo último marcador. Aos 37, o América empatou em chute cruzado de Felipe Azevedo.

O Atlético esteve perto de retomar a vantagem aos 41 minutos. No lance, Terans cobrou escanteio pela direita e Igor Rabello desviou de cabeça e Luan, na segunda trave, quase alcançou a bola, que acabou saindo pela linha de fundo.

Aos 46, Terans cobrou falta pela direita e o goleio saiu do gol para interceptar o cruzamento.

SEGUNDO TEMPO

O Galo voltou para a etapa final com Leonardo Silva no lugar de Réver, que sentiu os efeitos de uma virose.

Aos três minutos, Cazares tentou lançamento para Guga pela direita e o goleiro saiu do gol para ficar com a bola.

Em mais uma tentativa atleticana, Zé Welison sofreu falta na intermediária e Cazares cobrou direto, por cima do gol. No ataque seguinte, Cazares lançou a bola na área e Alerrandro tocou de cabeça, sobre o gol.

Aos onze minutos, Guga arriscou de fora da área e a bola desviou no zagueiro. Na continuação da jogada, Fábio Santos cruzou pela esquerda e a defesa americana fez o corte pelo alto.

Aos 13 minutos, Matheusinho foi expulso por entrada violenta em Cazares. Cinco minutos depois, após conclusão de Fábio Santos, Luan dominou a bola na área e deu ótima assistência para Alerrandro mandar a bola para a rede e assumir a artilharia do Campeonato Mineiro, com seis gols: Galo 2 x 1.

Depois do gol, Terans foi substituído por Chará. Aos 21, Paulão igualou novamente para o América.

Luan recebeu passe de Cazares na área, aos 24 minutos, e mandou a bola para o gol, mas a arbitragem assinalou toque de mão do atacante atleticano quando ele dominou a bola.

Aos 26, Zé Welison deixou o campo para a entrada de Vinicius. Fábio Santos foi à linha de fundo pela esquerda, aos 30 minutos, e cruzou para o corte da defesa do América, que também afastou o perigo no minuto seguinte, após cruzamento de Guga pela direita.

Em grande oportunidade, aos 38, Cazares lançou Fábio Santos na segunda trave e o lateral concluiu para fora. Em seguida, Vinicius chutou de fora da área para a defesa de Fernando Leal.

Aos 43, em lance na grande área pela direita, Chará recebeu passe de calcanhar de Luan, finalizou e a bola pegou na trave após desviar no defensor americano.

Já nos acréscimos, Chará finalizou pela esquerda, ele mesmo pegou o rebote e tocou de cabeça para o meio da pequena área, Luan concluiu, o goleiro fez a defesa parcial. No rebote, Leonardo Silva cruzou rasteiro e Alerrandro empurrou para o gol, garantindo a vitória alvinegra e o primeiro lugar da fase de classificação do Estadual.

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO 3 x 2 AMÉRICA
Competição: Campeonato Mineiro
Etapa: 10ª rodada da fase classificatória
Data: 17/03/2019
Estádio: Mineirão
Cidade: Belo Horizonte (MG)
Público: 43.137
Renda: R$613.634,00
Gols: Réver (27’/1ºT), Felipe Azevedo (37’/1ºT), Alerrandro (18’/2ºT)(46’/2ºT), Paulão (21’/2ºT)
Árbitro: Emerson de Almeida Ferreira
Assistentes: Celso Luiz da Silva e Ricardo Júnio de Souza
4º Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Instrutor: Giulliano Bozzano
Cartões amarelos: Réver, Igor Rabello (Atlético); Leandro Silva, Paulão, Júnior Viçosa (América)
Cartão vermelho: Matheusinho (América)

Atlético
Victor; Guga, Réver (Leonardo Silva), Leonardo Silva, Fábio Santos, Adilson, Zé Welison (Vinicius), Cazares, Luan, Terans (Chará) e Alerrandro.
Técnico: Levir Culpi.

América
Fernando Leal; Leandro Silva, Paulão, Diego Jussani, João Paulo, Juninho, Zé Ricardo, Felipe Azevedo, Matheusinho, Marcelo Toscano (Sabino) e Júnior Viçosa (França).
Técnico: Givanildo Oliveira.