A homologação do uso do VAR nos estádios Melão, em Varginha, feita nesta sexta-feira, e Independência, que será concluída no sábado, foi a novidade anunciada ontem pelo presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Mineira de Futebol (FMF), Giulliano Bozzano, durante o evento “Inovação e Tecnologia – VAR”, realizado no Museu do Futebol Brasileiro, no Mineirão. “Com a tecnologia sendo mais usada, os clubes podem optar por utilizar o VAR em outras fases do campeonato no ano que vem”, disse Bozzano.
Ele citou que, caso se decida pela repetição do regulamento deste ano, o VAR poderia ser usado nas quartas de final, uma etapa aguda. Isso significaria que outros estádios também deverão se capacitar para receber a tecnologia.
O árbitro Igor Benevenuto, que também participou do evento, concluiu o curso preparatório em Águas de Lindoia-SP e é mais um árbitro de Minas Gerais habilitado para comandar uma partida que terá a utilização do VAR. São cerca de dez dias de treinamento com situações reais de jogo. Gradativamente, todos os árbitros estão passando por esse processo. “Foi um curso intenso, 90% prático. Mudou muitas coisas, inclusive como analisar e interpretar os vídeos”, disse Benevenuto.
Para o comandante da arbitragem, é um processo que ainda leva tempo e que está sujeito a equívocos. “No transcorrer dos campeonatos, os árbitros vão melhorando. A expectativa é legitimar todos os resultados das partidas”, completou.