Rhodolfo, com uma bomba de fora da área, marcou o único gol do jogo, nos acréscimos do 2º tempo
O Flamengo venceu o Nova Iguaçu na tarde deste domingo no Mané Garrincha, em Brasília, em duelo que fechou a primeira fase da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. O único gol do jogo saiu nos acréscimos do segundo tempo, aos 48 minutos, numa bomba do zagueiro Rhodolfo, de fora da área.
Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Com a vitória, o Flamengo confirmou o primeiro lugar no grupo B com 13 pontos em cinco jogos, e irá enfrentar o Botafogo, segundo lugar do grupo C, na semifinal da Taça Guanabara. O Nova Iguaçu, que lutava pela classificação e precisava vencer o jogo, fecha a fase com 5 pontos, em quarto lugar.
As semifinais serão disputadas nos dias 9 e 10 de fevereiro. Na outra semifinal, o Boavista, primeiro lugar do grupo C enfrentará o Bangu, segundo do grupo B.
JOGO
Já classificado em primeiro no grupo B da Taça Guanabara e garantido nas semifinais, o Flamengo encarou o duelo contra o Nova Iguaçu como um treino de luxo para seus principais titulares. Pela primeira vez em 2018, Diego, Everton, Juan estiverem em campo.O time da Baixada, precisando da vitória para se classificar, iniciou o duelo com muita marcação, e o Rubro-Negro demorou a deslanchar. O time de Paulo César Carpegiani foi a campo com apenas um volante, o colombiano Cuellar, e Diego, Everton Ribeiro e Lucas Paquetá flutuavam pelo meio de campo sem posição fixa.
A primeira boa oportunidade veio somente aos 16. Lincoln puxou o contra-ataque pela esquerda, tocou para Diego no meio, e este abriu para a entrada de Pará livre pela direita. O lateral tentou o chute de fora da área mas a bola saiu à direita do gol de Jefferson. A partir da metade do primeiro tempo, o Flamengo começou a pressionar mais o adversário e criou muitas oportunidades de gol.
Aos 23, Diego abriu para Pará na ponta direita, ele cruzou pelo alto do outro lado da área, e Paquetá tentou finalizar de primeira, mas pegou mal na bola e ela subiu muito. O mesmo Paquetá recebeu de Lincoln na esquerda, avançou pela intermediária e soltou a bomba, mas mandou para fora, aos 26. Três minutos depois, Everton Ribeiro faz grande jogada pela direita, entrou na área e chutou. Jefferson fez grande defesa e manda para escanteio.
O Nova Iguaçu finalmente levou perigo ao gol de César. Aos 34, Wescley recebeu livre de marcação pela esquerda, chegou perto da área e tentou o chute de longe. A bola passou perto mas saiu pela linha de fundo.
As duas melhores chances de gol na primeira etapa aconteceram no final. Aos 37, Paquetá fez linda enfiada pelo meio e achou Lincoln livre na área. O atacante tirou mal do goleiro e errou o alvo.
Aos 41, Everton Ribeiro avançou pela direita e tocou em diagonal para a entrada de Lincoln pelo meio da área. A jovem promessa bateu de primeira e Jefferson fez grande defesa para salvar o Nova Iguaçu.
No intervalo, Pará sentiu-se mal e pediu para ser substituído. Rodinei voltou para o segundo tempo em seu lugar. Já o Nova Iguaçu voltou sem alterações.
Como era de se esperar, por ter uma equipe que jogava junta pela primeira vez no ano e vários jogadores estreando na temporada, o Flamengo perdeu o embalo do final do primeiro tempo, e permitiu que o Nova Iguaçu ganhasse espaço em campo. O time da Baixada, porém, não chegava a ameaçar a meta de César, e o confronto caiu sensivelmente de nível.
Carpegiani voltou a mexer na equipe aos 15, tirando Lincoln para a entrada de Vinícius Júnior. Dez minutos depois, Diego saiu de campo para a entrada do atacante colombiano Marlos Moreno.
Aos 35, Vinícius Matheus levou o segundo cartão amarelo e foi expulso de campo, deixando o Nova Iguaçu em desvantagem. O Flamengo tentou aproveitar e foi para cima do adversário.
Aos 38, Rodinei trabalhou na ponta direita e conseguiu o cruzamento rasteiro, mas Paquetá não alcançou e a zaga mandou para escanteio. Aos 43, Vinícius Júnior recebeu de Paquetá e entrou na área pela direita. Mesmo marcado, o atacante conseguiu chutar cruzado. A bola cruzou a pequena área e Marlos tentou de carrinho, mas não alcançou.
Quando o empate sem gols em Brasília parecia certo, o zagueiro Rhodolfo avançou pela intermediária e soltou uma verdadeira bomba ainda bem de longe. O chute foi tão forte e no ângulo superior esquerdo, que Jefferson nem conseguiu reagir e apenas olhou a bola entrar.
NOVA IGUAÇU 0 X 1 FLAMENGO
NOVA IGUAÇU
Jefferson; Wallace, Raphael Neuhaus, Murillo Henrique e Lucas; Paulo Henrique, Vinicius Matheus e Caio Cezar (Daniel Damião); Wescley (Vinícius Paquetá), Jonathan (Robinho) e Adriano
Jefferson; Wallace, Raphael Neuhaus, Murillo Henrique e Lucas; Paulo Henrique, Vinicius Matheus e Caio Cezar (Daniel Damião); Wescley (Vinícius Paquetá), Jonathan (Robinho) e Adriano
Técnico: Edson Souza
FLAMENGO
César, Pará (Pará), Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego (Marlos Moreno); Lincoln (Vinicius Junior) e Everton
César, Pará (Pará), Réver, Juan e Renê; Cuéllar, Lucas Paquetá, Éverton Ribeiro e Diego (Marlos Moreno); Lincoln (Vinicius Junior) e Everton
Técnico: Paulo Cesar Carpegiani
Local: estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Data: 4 de fevereiro de 2018, domingo
Horário: 17h (de Brasília)
Árbitro: Alexandre Vargas Tavares de Jesus
Assistentes: Eduardo de Souza Couto e João Luiz Coelho de Albuquerque
Cartões Amarelos: Wescley, Vinicius Matheus, Adriano (Nova Iguaçu); Rhodolfo, Marlos (Fla)
Cartão Vermelho: Vinícius Matheus (Nova Iguaçu)
Gol: Rhodolfo, aos 48 min do 2º tempo (Flamengo)