A decisão da Copa do Brasil, entre Cruzeiro e Corinthians, nas duas últimas semanas, promoveu um intercâmbio entre os comandos do Museu Brasileiro do Futebol, que fica no Mineirão, e o Memorial do Corinthians, que tem parte na nova arena do clube, em Itaquera, e outra no Parque São Jorge.
“Estivemos no Mineirão na semana passada e foi muito importante para a gente este intercâmbio, pois são duas realidades bem diferentes e nosso desafio é cada um buscar o que o outro tem de forte. Aqui na Arena Corinthians, e também no Parque São Jorge, onde ficam as taças conquistadas pelo clube, a visitação é quase na totalidade de corintianos. No Mineirão, não há predomínio de apenas uma torcida. Lá é feito um tour de estádio mesmo”, revela Mariana Santos, assessora de imprensa do Tour Casa do Povo.
Pelo Mineirão, estava na Arena Corinthians Luiza Macedo, coordenadora do Museu Brasileiro do Futebol no estádio: “Diante dessas diferenças, cada lado tem um desafio. O nosso é de puxar mais essa coisa da paixão do torcedor, que aqui é muito presente. Já eles precisam abrir mais o leque de público. E também conseguir trazer as escolas para a Arena Corinthians. No Mineirão, os estudantes são nosso maior público. Aqui, eles não conseguem muita frequência de escolas”.
Luiza lembra ainda que apesar de as áreas visitadas nas duas arenas serem praticamente as mesmas, há um aspecto bem diferente entre elas, pois o Mineirão tem mais de 50 anos de história, pois foi reformado para as Copas das Confederações e do Mundo, e a Arena Corinthians foi inaugurada apenas em 2014, com menos de quatro anos de existência.
Com um público consumidor de futebol cada vez maior e com o número de visitantes aos museus relacionados ao assunto aumentando a cada ano, Luiza e Mariana concordam que já é hora de se buscar um projeto único, nacional, com todos os clubes e estádios que possuem memoriais se unindo para fortalecer ainda mais o segmento, que é recente no Brasil.