A vitória diante do Sada Cruzeiro fez o Fiat-Minas chegar mais motivado para o embate diante do Lavras Vôlei, na noite desta segunda-feira, pelo Campeonato Mineiro masculino de vôlei. Com sete pontos de frente para o maior rival, o time de BH tinha chances de abrir 10 na liderança da competição e seguir firme no propósito de ser o primeiro colocado ao final da fase de classificação.
A sequência de cinco jogos em nove dias seria útil para um maior ritmo de jogo mas também poderia fazer algum tipo de desgaste ser sentido quando a bola subisse. Sabendo disso, o técnico Nery Tambeiro poupou o levantador Marlon, que havia sentido incômodos na panturrilha nos últimos jogos.
Para vencer, o Minas teria que superar um jovem time, que havia atuado apenas uma vez na competição, mas que também tinha apresentado suas credenciais, principalmente na parte ofensiva. Ainda buscando o melhor entrosamento e cometendo muitos erros, o Lavras sofreu diante de um Minas bem postado e agressivo, que passou por 3 a 1 (25/22, 25/20, 25/27 e 25/17) e manteve sua invencibilidade no torneio. O central Flávio, do Minas, foi eleito o melhor jogador em quadra. O time do interior buscará sua primeira vitória na quarta-feira, em casa, diante do JF, outro participante que ainda não venceu. O jogo será um confronto direto entre times que querem, a todo custo, evitar a quarta posição ao final dos seis jogos.
O Minas, finalmente, ganha uma folga após 11 dias longe de casa. O próximo jogo acontece somente no dia 9 de outubro, no ginásio do Riacho, em Contagem, contra o Sada Cruzeiro. Até lá, o Minas 'seca' o rival para aumentar as chances de ter vantagem de jogar semifinal e uma possível final dentro de seus domínios.
Minas firme e contando com falhas em excesso do time da casa
O Lavras até começou bem e tentava incomodar com fortes saques. O Minas segurava a pressão e jogava a bola pra cima para equilibrar as ações. Foi com a boa presença do bloqueio que os visitantes abriram 18 a 13, beneficiados pelos erros do time da casa.
No segundo set, o oposto Davy, do Minas, contribuiu para a parte ofensiva ganhar corpo, vendo o adversário ter pouca presença no bloqueio. A equipe do interior seguia errando além da conta e um 15 a 12 permitiu uma vantagem que foi levada até o final. Mais regular e com a defesa bem montada, o Minas fez um 2 a 0 e encaminhou o triunfo.
Sabendo que precisava melhorar seu rendimento, o Lavras cumpriu a missão no começo da parcial quando abriu 6 a 2. Aos poucos, o Minas foi se encontrando e contou com a queda no ritmo adversário para empatar nos 9 pontos. A troca de bolas no chão foi até os últimos instantes, com o Lavras melhor e mais regular. O objetivo de não deixar a partida acabar foi cumprido com o Lavras aproveitando bem os contra-ataques.
No quarto set, o Minas não demorou ser premiado pelo volume de jogo e eficiência ofensiva. O Lavras sofria no passe e não conseguia virar as bolas, vendo o Minas abrir uma vantagem que seria difícil de ser tirada. O 13 a 7 deixou o trabalho do time da casa complicado, mas a esperança reapareceu quando apenas um ponto de vantagem reapareceu no placar no 17 a 16. Sem se deixar abater, o Minas manteve os ataques em dia para fechar o jogo e não ser surpreendido.
Escalações
Lavras Vôlei: Rhendrick, Gabriel, Ualas, Bruno, Abrahan, Pablo e Juan. Entraram: Henrique Adami, Gabriel Armanelli, Paulo Anchieta. Técnico: Henrique Furtado
Fiat-Minas: Carisio, Davy, Flavio, Rafael, Piá, Bob e Rogerinho. Entraram: Cledenilson, Honorato, Roque, Marlon. Técnico: Nery Tambeiro