A expulsão do atacante do Cruzeiro Kaio Jorge no empate por 1 a 1 com o Atlético, nessa quarta-feira (15/10), gerou a revolta de muitos torcedores celestes. O goleador foi penalizado após insinuar com as mãos que houve “roubo” por parte da arbitragem. Mas, afinal, o que dizem as regras do futebol sobre gestos direcionados ao árbitro?

No duelo, válido pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro, os jogadores da Raposa protestaram após o gol do Atlético, marcado pelo zagueiro Ruan Tressoldi, que empatou o jogo aos seis minutos do segundo tempo.

O defensor acertou uma cabeçada no ângulo após cobrança de escanteio. Contudo, o árbitro tinha se equivocado ao marcar o escanteio e deveria ter assinalado tiro de meta para o Cruzeiro na origem da jogada.

Gesto de Kaio Jorge em Atlético x Cruzeiro
Após o gol, jogadores celestes cercaram o juiz Paulo César Zanovelli para reclamar do escanteio. Kaio Jorge ergueu os braços e fez sinal de “roubo” com as mãos enquanto o árbitro, de costas para o atacante, se dirigia ao centro do campo para retomar a partida.

Zanovelli não viu o gesto, mas foi alertado pelo árbitro de vídeo (VAR). Ele chegou a expulsar, por engano, o volante Lucas Romero, mas se corrigiu e tirou de campo o camisa 19 da Raposa.

O que diz a regra?
O texto mais atualizado das “Regras do Jogo” da International Football Association Board (Ifab), entidade responsável pelas normas do futebol, descreve duas possibilidades em caso de gestos à arbitragem.

A regra 12 afirma que o jogador pode receber cartão amarelo ou vermelho por “desaprovar as decisões arbitrais por palavras ou ações”, e a decisão depende da intensidade da discordância e da interpretação do árbitro.

No caso da punição mais leve, o texto explica que o amarelo cabe em ações que “demonstrem clara falta de respeito pelo(s) árbitro(s) da partida como, por exemplo, palmas sarcásticas”.

Entretanto, é considerado caso de cartão vermelho se o atleta usar “linguagem e/ou gestos ofensivos, insultantes ou abusivos”.

Assim, a arbitragem compreendeu que, além de desaprovar, Kaio Jorge ofendeu Zanovelli ao insinuar que ele estava roubando.

Como o atacante já tinha um cartão amarelo, teria sido expulso mesmo se a interpretação fosse pela punição mais branda, já que receberia o segundo amarelo.

Contudo, o gesto deveria ter sido identificado em campo, já que o árbitro de vídeo não pode interferir em lances de cartão amarelo.