Exames detalhados feitos logo após a final da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Liverpool, que terminou com vitória merengue por 3 a 1, concluíram que Karius sofreu uma concussão durante a partida. A lesão cerebral teria sido acarretada pelo choque com o zagueiro Sergio Ramos nos primeiros minutos do segundo tempo, pouco antes do primeiro gol do Real, marcado por Benzema.
De acordo com o comunicado do Hospital Geral de Massachusetts, referência no assunto e onde o goleiro do Liverpool foi examinado, a concussão causou "disfunção espacial visual". Os exames também apontaram a possibilidade de que "tais déficits afetem o desempenho".
O choque aconteceu aos três minutos da segunda etapa. Atrapalhado por Van Dijk dentro da área, Sergio Ramos acertou uma cotovelada no rosto do goleiro, que caiu sentindo dores. Na sequência, a bola sai pela linha lateral, e Karius se queixa com o árbitro de que havia sido atingido pelo zagueiro.
Karius acabou sendo protagonista da decisão por conta de duas falhas providenciais. A primeira no gol de Benzema, em que jogou a bola nos pés do atacante do Real Madrid; e a segunda no terceiro gol do time espanhol, quando espalmou para dentro o chute de longe de Bale.
Confira a íntegra do comunicado do hospital:
"Recebemos inúmeros questionamentos hoje sobre o estado de saúde do goleiro do Liverpool, Loris Karius. Com a permissão do Sr. Karius, vamos fornecer informações sobre sua situação médica em um esforço para impedir, quando possível, a disseminação de informações incompletas ou errôneas.
Em 31 de maio de 2018, o Sr. Karius foi submetido a um exame abrangente pelo Dr. Ross Zafonte e pelo Dr. Lenore Herget em Boston, no Hospital Geral de Massachusetts e no Hospital de Reabilitação Spaulding.
Depois de revisar cuidadosamente o filme do jogo e integrar uma história detalhada - incluindo seus sintomas subjetivos presentes e imediatos pós-contato -, exame físico e métricas objetivas, concluímos que o Sr. Karius sofreu uma concussão durante a partida em 26 de maio de 2018.
No momento de nossa avaliação, os principais sintomas residuais e sinais objetivos do Sr. Karius sugeriram que a disfunção espacial visual existia e provavelmente ocorreu imediatamente após o evento. Outras áreas de disfunção sintomáticas e objetivamente observadas também persistiram. Pode ser possível que tais déficits afetem o desempenho.
Também notamos que o Sr. Karius relatou uma melhoria significativa e constante desde o evento concussivo, e esperamos que ele faça uma recuperação completa com base nos resultados do exame. Esperamos que, com o tratamento e seguindo os protocolos de atividade prescritos, ele continue a melhorar. Encorajamos a vigilância e a ênfase na segurança em seu eventual retorno à atividade plena.
Este é o único comentário que faremos em relação a este assunto. Todas as futuras consultas de mídia devem ser encaminhadas ao escritório de imprensa do Liverpool FC.
Dr. Ross Zafonte, VP Senior de Assuntos Médicos do Hospital de Reabilitação Spaulding e Chefe da Medicina Física e Reabilitação do Hospital Geral de Massachusetts."