Fúria sai atrás, mas bate ingleses por 2 a 1 fora de casa pelo Grupo 4
Para muitos a partida mais esperada deste sábado, Inglaterra e Espanha se enfrentaram às 15h45 (de Brasília), no Estádio Wembley, em Londres, no complemento da primeira rodada da Liga das Nações da Uefa. O duelo, válido pelo Grupo 4 da Liga A, terminou em virada de 2 a 1 para os visitantes. Todos os gols foram marcados em um primeiro tempo bastante agitado.
A partida ficou marcada, entre outras coisas, por ser a primeira da seleção espanhola sob comando do novo técnico, Luis Enrique, que fez carreira no Barcelona, além da calorosa recepção com mais de 81 mil torcedores aos ingleses, quarto colocados na Copa do Mundo. Antes do duelo, Harry Kane, artilheiro da Copa com seis gols, recebeu uma chuteira de ouro de seu técnico, Southgate. Na partida, porém, não teve grande destaque.
Outras curiosidades foram a permanência de De Gea, bastante criticado no gol da Espanha durante o Mundial, e a presença de Kepa Arrizabalaga, goleiro mais caro do mundo, no banco de reservas. Os protagonistas, no entanto, foram Rashford, Saúl e Rodrigo, marcadores dos tentos.
Agora, Espanha e Inglaterra enfrentam o terceiro componente do Grupo 4, a Croácia. Os comandados de Luis Enrique duelam contra os vice-campeões da Copa do Mundo no dia 11 de setembro, enquanto os ingleses os encontrarão somente em 12 de outubro.
O jogo
O que parecia ser presságio de uma partida morna, estudada, foi totalmente derrubado aos 10 minutos em contra-ataque de Lane e Shaw, que lançou para Rashford abrir o placar no Wembley. No entanto, os ingleses mal tiveram tempo para comemorar, pois os espanhóis também construíram uma bela jogada pela direita, com participação do brasileiro Rodrigo, que tocou para Saúl mandar para o fundo das redes. 1 a 1 com 12 minutos de jogo.
Os tentos colocaram fogo na disputa, fazendo os times se abrirem bastante. Kane desperdiçou duas oportunidades e, então, a Espanha virou o placar com gol de Rodrigo após cruzamento de Thiago Alcântara. Depois do revés, os ingleses foram para cima e, não fosse defesa espetacular de De Gea, deixaria tudo igual novamente com cabeçada de Rashford.
Na segunda etapa, um susto para a Inglaterra, que perdeu Shaw após choque na cabeça. Em seguida, a Espanha quase aumentou a vantagem com Thiago e depois, aos 15, com Aspas. No entanto, ao contrário do primeiro tempo, os 45 minutos finais não foram produtivos, principalmente para os ingleses, que não conseguiam armar jogadas para empatar.
No fim da partida, lance polêmico. De Gea pegou a bola e, ao descer, bateu em Welbeck, soltando-a. O camisa 20 marcou, mas o juiz voltou atrás no lance após ouvir os auxiliares. Seria o empate da Inglaterra e os torcedores vaiaram muito.