Leandro Iannotta postou mensagem no Instagram, na última semana, relatando dificuldades no percurso na fronteira da Argentina com o Chile
Um escalador mineiro e um capixaba estão desaparecidos depois de tentarem se aventurar no Fitz Roy, montanha de 3.359 metros de altura que fica na fronteira do Chile com Argentina. No último domingo, um escalador checo foi encontrado morto devido a hipotermia, segundo informações do jornal local 'Ahora Calafate'.
O nome dos desaparecidos seriam de Leandro Iannotta e Fabrício Amaral. No entanto, tratam-se de informações extra-oficiais. Há uma semana, Leandro postou mensagem no seu Instagram, relatando a dificuldade que estava tendo para chegar ao objetivo final.
"A primeira investida foi incrível, caminhada longa por trilha, atravessar um glaciar até o "Passo Superior" para depois escalarmos a Brecha dos Italianos, aprox. 250 metros de neve e rocha até a Silla, foi difícil identificar a base da via Franco Argentina e com o vento forte que vinha do Cerro Torre, decidimos descer e esperar a próxima Janela, aprendendo a cada dia e em quanto isso, sigo pedindo ao Anjo da guarda escalador uma força! Vamooo", escreveu. A coordenadora do resgaste, Carolina Codó, informou que as chances da dupla serem encontradas com vida são pequenas.
As buscas começaram na última segunda-feira com mais de uma dezena de resgatistas. A última informação que se teve dos brasileiros foi que eles retornariam no domingo. Eles teriam sido vistos, pela última vez, na sexta-feira, por volta do meio-dia, por colegas italianos. O clima piorou desde então com uma tempestade podendo ter impedido o objetivo da dupla. Neste momento, vários escaladores deixaram o local, com exceção dos brasileiros. O tempo na região é ruim e dificulta o trabalho de resgate. Drones seriam utilizados na varredura da região.