São três derrotas seguidas, cinco jogos sem vencer, e a ameaça potencializada de sair do G-6, a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2019. O Atlético tem situação crítica no Campeonato Brasileiro. Com três times podendo passá-lo na tabela, o Galo tem apenas 28,4% de probabilidade matemática de voltar à competição no próximo ano.
A conta é do departamento de matemática da UFMG. Ao fim desta 32ª rodada, as chances atleticanas despencaram de 46% no encerramento da 30ª rodada para 36% na 31ª rodada e, agora, para menos de 30%. Hoje, o Santos, que está em sétimo colocado, tem probabilidade maior, também por ter o confronto direto na penúltima rodada, além de viver um momento de ascensão - apesar da derrota para o Palmeiras.
O time do Peixe, juntamente com o Cruzeiro e o Atlético-PR, são os três clubes que podem superar o Atlético na próxima rodada, quando o Galo pega justamente o líder Palmeiras no Indepéndência. Os três clubes somam 46 pontos - mesmo número do Atlético, que mantém a sexta colocação nos critérios de desempate (número de vitórias).
Somado ao fato de valer vaga na Libertadores (ao menos na pré), o sexto lugar também representa R$ 400 mil a mais de premiação da CBF do que o sétimo lugar. Ficar em quinto então é ainda mais lucrativo (veja abaixo). Só que o Atlético perdeu para o Grêmio, o adversário direto na 5ª colocação, se distanciando em nove pontos dos tricolores.