A divulgação do calendário do futebol brasileiro pós-pandemia confirma o que já se esperava: não há data disponível para os dois jogos finais do Campeonato Mineiro, que recomeça no próximo dia 26 de julho. Como as Séries A, B e C começam no fim de semana dos dias 8 e 9 de agosto (Série D começa em 6 de setembro), só haverá tempo de encerrar a primeira fase do Estadual (duas rodadas) e disputar os dois jogos mata-matas das semifinais.

A Federação Mineira de Futebol (FMF) já previa essa situação e dependerá de encaixes nas datas de Copa do Brasil, isso, se os finalistas não tiverem mais na disputa nacional. Atlético e Boa Esporte já foram eliminados da Copa do Brasil deste ano, mas Cruzeiro e América seguem na disputa. Os duelos de ida da terceira fase foram disputados antes da pandemia. O Cruzeiro perdeu no Mineirão para o CRB, por 2 a 0, e, o América, empatou sem gols com a Ferroviária, no interior paulista.

As partidas de volta estão agendadas para o dia 26 de agosto. Atual líder e quinto colocado do Campeonato Mineiro respectivamente, América e Cruzeiro têm totais condições de chegar à final regional. Mas, se eles forem avançado de fase na Copa do Brasil, podendo chegar à decisão, as finalíssimas do Estadual vão precisar ser adiadas.

Há 11 datas previstas para o restante da Copa do Brasil, distribuídas da seguinte forma:

24/08 - (Volta) 3ª fase

16/09 - (Ida) 4ª fase

23/09 - (Volta) 4ª fase

28/10 - (Ida) Oitavas

04/11 - (Volta) Oitavas

11/11 - (Ida) Quartas

18/11 - (Volta) Quartas

23/12 - (Ida) Semifinal

30/12 - (Volta) Semifinal

03/02 - (Ida) Final

10/02 - (Volta) Final

Existia a possibilidade também de usar datas Fifa das Eliminatórias para a Copa do Mundo para encaixar as finais do Campeonato Mineiro, mas o calendário divulgado pela CBF agendou partidas de Série A e Série B para um dia antes ou um dia depois dos compromissos das seleções, ou seja, não há brechas que respeitem o intervalo mínimo de 66 horas.

Se uma surpresa levasse uma ou duas equipes do interior para a decisão do Mineiro (se for uma, o adversário poderia ser o Atlético, já eliminado da Copa do Brasil), a competição seria mais facilmente encerrada porque os times das Série C e D jogam apenas nos fins de semana.

Entre os representantes mineiros, temos Boa Esporte (sem chance de classificação pra semifinal do Mineiro) e Tombense (atual vice-líder), disputando a Série C e, Caldense (atual quarta colocada), Villa Nova (vice-lanterna) e Tupynambás (lanterna), na Série D.