O Ceará deu um passo considerável para a conquista do título da Copa do Nordeste de 2020. No primeiro jogo da decisão, o Alvinegro de Porangabuçu venceu o Bahia, de virada, por 3 a 1, em duelo disputado na tarde deste sábado, 1º, no estádio de Pituaçu, em Salvador.

 
Com o resultado, a equipe cearense pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para ficar com a taça. Já a missão do Tricolor da Boa Terra é delicada: vencer por três gols de diferença no tempo normal ou triunfar com dois gols de diferença para forçar a disputar por pênaltis. A definição de quem fica com a taça ocorre na próxima terça-feira, 4, às 21h30min (horário de Brasília), de novo no estádio de Pituaçu, em Salvador.


Campeão em 2015, o Ceará luta pelo bicampeonato da Copa do Nordeste e pode repetir a façanha de cinco anos atrás, quando foi campeão invicto. O Bahia também tenta o segundo título do Nordestão, após vencer o torneio em 2017.

O jogo começou pegado, com as duas equipes marcando forte a saída de bola. E foi dessa forma que o Bahia conseguiu abrir o placar aos 26 minutos. Após desarme no meio-campo, Flávio deixou Fernandão na cara do gol. O centroavante do Esquadrão bateu cruzado e abriu o placar. A resposta do Ceará foi imediata. No minuto seguinte, aproveitando uma indefinição da zaga, Fernando Sobral viu a bola sobrar livre e só teve o trabalho de completar para as redes. Depois dos dois gols seguidos, o jogo deu esfriada e as duas equipes foram para o intervalo em igualdade no marcador.

 
Na volta para o segundo tempo, o Ceará voltou melhor para o jogo, criando as melhores oportunidades. Na especialidade do time, o jogo aéreo, o Vozão virou a partida, aos 12 minutos do 2º tempo. Samuel Xavier cruzou pela direita na medida para Cléber. Sem marcação entre dois zagueiros, o centroavante alvinegro cabeceou firme e marcou o segundo gol dos cearenses.


Mesmo em desvantagem, o Bahia não mostrou forças para reagir, enquanto o adversário seguia criando chances. No lado do Ceará, o técnico Guto Ferreira renovou o ataque e colocou Mateus Gonçalves na partida. E saiu dos pés dele o terceiro gol da equipe, após novo cochilo da zaga baiana. 


Após chutão do goleiro Fernando Prass, Mateus partiu em velocidade a partir da intermediária, fintou a defesa, cortou para o meio e bateu de direita. A bola ainda desviou na zaga e parou no fundo das redes. O lance ainda precisou ser revisado pelo VAR, já que no primeiro momento a arbitragem marcou impedimento. Após longa espera, o árbitro de vídeo confirmou que o lance foi legal, para a festa dos cearenses. Nos minutos finais, o Ceará administrou bem o resultado e confirmou uma vantagem para levar a taça para Fortaleza. 

 

FICHA TÉCNICA
Ceará 3x1 Bahia
Local: Estádio de Pituaçu, em Salvador (BA)
Data: 1º de agosto de 2020, sábado
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wagner Reway
Assistentes: Oberto da Silva Santos e Kildenn Tadeu Morais de Lucena
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Junior
Cartões amarelos: Fabinho, Charles (Ceará); Gregore, Élber, Daniel (Bahia)
Gols: Fernando Sobral, aos 27 minutos do primeiro tempo; Cléber, aos 11 minutos do segundo tempo; Mateus Gonçalves, aos 28 minutos do segundo tempo (Ceará); Fernandão, aos 25 minutos do primeiro tempo (Bahia)

CEARÁ: Fernando Prass; Samuel Xavier (Eduardo), Klaus, Luiz Otávio e Bruno Pacheco; Fabinho (William Oliveira), Charles, Fernando Sobral, Vinícius (Rafael Sobis) e Leandro Carvalho (Mateus Gonçalves); Cléber (Lima). Técnico: Guto Ferreira

BAHIA: Anderson; João Pedro, Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore (Daniel), Flávio e Rodriguinho (Saldanha); Élber, Fernandão e Clayson (Rossi). Técnico: Roger Machado