O Cruzeiro estreará como mandante na Copa Sul-Americana nesta quarta-feira (9/4), quando recebe o Muschuc Runa, do Equador, no Mineirão, em Belo Horizonte, a partir das 21h30, pela segunda rodada do Grupo E. O No Ataque informa, a seguir, os desfalques e as prováveis escalações.

O resultado adverso na primeira rodada da competição (derrota por 1 a 0 para o Unión, da Argentina) obriga a Raposa a garantir o triunfo no Gigante da Pampulha para não sofrer posteriormente na tabela de classificação – apenas o primeiro colocado avança às oitavas de final de forma direta. Sem pontuar, os comandados pelo técnico Leonardo Jardim aparecem na lanterna da chave.

O Mushuc Runa, liderado por Ever Almeida, fez o dever de casa na estreia. Derrotou o Palestino, do Chile, por 3 a 2 e assumiu a liderança do Grupo E, com três pontos.

Apesar de jogar em casa, o Cruzeiro não contará com o apoio da torcida. Cumpre suspensão imposta pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) devido ao uso de sinalizadores, foguetes e bombas pelos torcedores no empate por 1 a 1 com o Lanús, em outubro de 2024, pelo jogo de ida da última edição da competição.

Cruzeiro x Mushuc Runa: prováveis escalações

Escalação do Cruzeiro

No departamento médico, o zagueiro João Marcelo (sofreu lesão multiligamentar associada a lesões meniscais no joelho direito e passou por cirurgia) não será relacionado. O meio-campista Japa e o atacante Juan Dinenno ainda vivem momento de transição física e devem desfalcar a equipe novamente.

A grande novidade fica por conta do retorno de Matheus Pereira. O meio-campista não participou da derrota por 3 a 0 para o Internacional, nesse domingo (6/4), pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, devido ao nascimento do primeiro filho, Theo. Pelo mesmo motivo, não viajou à Argentina para a estreia da Raposa na Sul-Americana. Christian e Walace, ausentes do duelo com o Inter por desgaste muscular, estão aptos.

Desde que assinou com o Cruzeiro, Leonardo Jardim tem utilizado duas estratégias: um 4-2-2-2, sendo quatro defensores, dois volantes, dois atacantes abertos e dois centralizados; e um 4-2-3-1 com um meio-campista ocupando a vaga de um ofensivo.

Pelo contexto e ciente da importância da vitória, a tendência é que o Cruzeiro entre em campo com: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki (Villalba); Lucas Romero (Walace), Matheus Henrique, Wanderson, Dudu, Kaio Jorge (Matheus Pereira ou Eduardo) e Gabi.

Escalação do Muschuc Runa

No último confronto do Mushuc Runa, empate por 1 a 1 com o Universitario, pelo Campeonato Equatoriano, o técnico Ever Almeida poupou o time titular de olho na partida contra o Cruzeiro. Sendo assim, não deve ter desfalques.

O Muschuc Runa vai a campo com: Rodrigo Formento; Luis Haquin, Dennis Quintero, Bryan Bentaberry, Gracia Toral; José Quiñónez (Orejuela), Nicolás Davila, Stiven Tapiero; Cristian Penilla, Caicedo López e Simisterra.