O adversário da 29ª rodada é o Fortaleza. As equipes ficam frente a frente neste sábado (18/10), a partir das 21h, no Mineirão, em Belo Horizonte. 

 A Raposa está na terceira colocação do Brasileirão, com 53 pontos em 28 jogos. O time celeste está atrás do líder Palmeiras (61) e do segundo colocado Flamengo (58), que ainda tem uma partida atrasada.

 Em ‘crise’ na temporada, o Leão do Pici se encontra dentro da zona de rebaixamento. A equipe está na 18ª posição, com 24 pontos – sete a menos que o Santos, 16º colocado e primeiro time fora do Z4. Tanto o Fortaleza quanto o Peixe tem um jogo a menos, por isso não há trunfo para nenhum dos lados.

Cruzeiro tenta quebrar sequência de tropeços

Diante de um adversário fragilizado, o Cruzeiro terá boa oportunidade de voltar a vencer após quatro tropeços seguidos. A Raposa vem de três empates (Flamengo e Atlético, fora; Sport, em casa) e uma derrota (Vasco, fora).

O último jogo do Cruzeiro foi contra o arquirrival Atlético, na quarta-feira (15/10). A partida da 28ª rodada, disputada na Arena MRV, em BH, terminou com placar em 1 a 1.

 Já o Fortaleza perdeu no mesmo dia para o Vasco. O Cruz-Maltino fez 2 a 0 no Leão do Pici, dentro da Fonte Nova, em Fortaleza. Esse foi o mesmo placar da vitória do Cruzeiro sobre a equipe cearense, em maio, na 10ª rodada.

Cruzeiro x Fortaleza: onde assistir 
Quem quiser assistir ao confronto terá como opções o SporTV (TV fechada), o Premiere (pay-per-view) e a Globoplay (streaming).

Fortaleza x Cruzeiro: prováveis escalações 

Escalação do Cruzeiro

O Cruzeiro terá o retorno do zagueiro Fabrício Bruno contra o Fortaleza. Ele não participou do clássico porque estava com a Seleção Brasileira. O defensor foi o único titular da Raposa que não enfrentou o Atlético.

Substituído aos 26 minutos do primeiro tempo do duelo com o Atlético, Cássio será desfalque contra o Fortaleza. O goleiro precisou deixar o clássico por causa de concussão. Ele levou uma pancada na cabeça quando se chocou com o lateral-direito William. 

Cássio só voltará a treinar na terça-feira (21/10), quando o time se reapresentará e já terão se passado mais de cinco dias do acidente. Esse é o prazo previsto em protocolo da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). 

O Cruzeiro ainda terá desfalques por suspensão, caso do lateral-esquerdo Kaiki, que recebeu o terceiro cartão amarelo na competição, e o atacante Kaio Jorge, expulso contra o Atlético. 

Todos os três jogadores titulares absolutos. Eles se juntam aos lesionados na lista de ausências do Cruzeiro. 

Estão no departamento médico o lateral-direito (fratura na fíbula da perna direita), o zagueiro Janderson (lesão multiligamentar no joelho esquerdo), o volante Matheus Henrique, volante (fraturas em duas costelas) e o atacante Luis Sinisterra (problema muscular na coxa esquerda).

 Diante do Fortaleza, Jardim deverá mandar o Cruzeiro a campo com Léo Aragão; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kauã Prates; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Gabigol e Wanderson. 

 Essa é a formação padrão do time com os reservas imediatos no lugar dos desfalques. Após o empate com o Atlético, Jardim não deu indícios se fará alterações além da substituição dos atletas que não poderão jogar.

Escalação do Fortaleza

A provável escalação do Fortaleza também leva em conta um grande número de desfalques. O Leão do Pici tem cinco jogadores suspensos para a partida, sendo três em decorrência de expulsões. 

O técnico Martín Palermo deve mandar o Fortaleza a campo com: Brenno; Mancuso, Brítez, Lucas Gazal e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Rodrigo, Pochettino e Yeison Guzmán; Breno Lopes e Lucero.

Ficam fora por suspensão: os zagueiros Ávila e Kuscevic, o volante Pablo Roberto e o atacantes Deyverson e Bareiro. 

No DM estão o goleiro João Ricardo (cirurgia no ombro direito), o zagueiro Marcelo Benevenuto (edema na coxa esquerda), os meias Matheus Pereira e Lucas Crispim (ambos com edema na coxa direita) e o atacante Allanzinho (edema na coxa direita).

Quem retorna ao time é o lateral-esquerdo Bruno Pacheco, que estava fora de combate por questão muscular na coxa esquerda.

Cruzeiro x Fortaleza: personagem

“(Vou me preparar) assim como me preparei para a partida (contra o Atlético), caso precisasse. Eu me preparo todos os dias e vou continuar assim. Se for necessário que eu jogue, irei muito confiante. Vou dar meu máximo, ficarei muito atento nesta oportunidade”

Léo Aragão, goleiro do Cruzeiro
Cruzeiro x Fortaleza: arbitragem
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (PR) e Michael Stanislau (RS)
VAR: Wagner Reway (SC)