O Cruzeiro sofreu, mas venceu o Villa Nova na estreia no Campeonato Mineiro, nesta quarta-feira (24). Sem poder contar com os reforços e ainda com desfalques no departamento médico, a Raposa teve dificuldades para conseguir os três pontos, mas achou o gol da vitória no fim da partida.

O time celeste marcou com Dinenno, depois do passe de Matheus Pereira, logo no início do jogo. O Leão do Bonfim empatou no último lance do primeiro tempo com Wedson, de cabeça. A vitória celeste veio com gol de João Pedro, recém promovido da base, que de canhota,  marcou aos 50 minutos. 

Com quatro zagueiros de ofício no banco, o treinador Larcamón decidiu improvisar o lateral direito Palácios no zaga. O colombiano sofreu bastante com as bolas alçadas na área, o que gerou muita reclamação da torcida. 

Na próxima rodada, o Cruzeiro vai receber o Athletic, no sábado (27), em Sete Lagoas. A partida será realizada na Arena do Jacaré. Já o Villa Nova jogará no Independência, contra o Itabirito. A partida será no domingo (28), 

O jogo

A primeira chegada de perigo da partida aconteceu aos 16 minutos. Matheus Pereira serviu Arthur Gomes que chutou com grande perigo, o goleiro Gabriel deu rebote, mas a zaga do Villa afastou. 

O Villa Nova respondeu aos 21 minutos. Grande jogada pela direita e a bola sobrou para Neto na entrada da área. O meia ajeitou e arriscou para o gol. O chute foi à esquerda da meta de Cabral. 

O Cruzeiro chegava muito pela esquerda, seja através de Marlon ou de Matheus Pereira. Em uma jogada entre os dois, aos 28 minutos,saiu o primeiro gol do Cruzeiro na competição. Tabela entre os canhotos e Matheus Pereira bateu cruzado, o goleiro soltou e o centroavante Dinenno estava lá para conferir. 1 a 0. 

Quatro minutos depois saiu o gol de empate do Villa Nova, porém o VAR chamou o juiz que marcou uma falta do atacante Caio Mancha em William.

Aos 38 minutos, o centroavante Dinneno teve outra grande oportunidade. Ele recebeu o passe de Matheus Pereira, entrou na área sem marcação, mas chutou errado e perdeu boa chance.

O Villa Nova parece ter percebido as falhas defensivas do Cruzeiro pelo alto. Aos 46 minutos, Wedson recebeu cruzamento e novamente Palácios foi vencido, o atacante cabeceou à esquerda do goleiro cruzeirense e empatou a partida. 1 a 1. 

Segundo tempo

A primeira chance do segundo tempo foi do Villa Nova. Neto cobrou falta da intermediária, aos sete minutos, e jogou na gaveta, Rafael Cabral foi lá e mandou para escanteio. 

O Cruzeiro só apareceu na segunda etapa aos 17 minutos. Robert foi acionado pela direita, e tinha muitas opções na área, mas o atacante errou o cruzamento e perdeu boa oportunidade. 

Aos 29 minutos, o Cruzeiro teve uma falta pela esquerda. Matheus Pereira foi para a cobrança e a bola acabou batendo no volante Ian Luccas, no joelho do defensor do Villa Nova e entrou. O VAR chamou o juiz que marcou lance irregular. O jogo ficou parado por seis minutos. 

O Cruzeiro lutou e aos 50 minutos conseguiu o gol da vitória. Gasolina tabelou com Matheus Pereira, o lateral tocou de cabeça e João Pedro, o atacante que subiu da base, bateu de canhota e venceu o goleiro Gabriel. 

Villa Nova 1x2 Cruzeiro

Villa Nova: Gabriel Parra; Maurício Mucuri, Renan, Alex Paulino e Charles (Anthony); Neto, Lucas Vital (Carlos Miguel) e Guilherme Santos; Wesley Hiago (Léo Reis), Wendson (Ruan Pablo) e Caio Mancha (Renatinho).

Cruzeiro: Rafael Cabral; Palacios, Neris e Marlon: William, Lucas Silva, Japa (Ian Luccas), Matheus Pereira e Robert (João Pedro); Dinenno (Rafa Silva) e Arthur Gomes (Wesley Gasolina).

Gols: Dinenno (28 min do 1ºT) e João Pedro (48 min do 2ºT), do Cruzeiro; Wendson, do Villa Nova (46 min do 1ºT)

Cartões amarelos: Wendson (Villa Nova); Marlon e Wesley Gasolina (Cruzeiro)

Motivo: 1ª rodada do Campeonato Mineiro
Data e horário: 24 de janeiro de 2024 (quarta-feira), às 19h (de Brasília)
Local: Castor Cifuentes, em Nova Lima
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento