O Cruzeiro é finalista da Copinha 2024! A equipe mineira dominou a partida contra o Flamengo e venceu por 2 a 1 na noite desta segunda-feira (22/1) na Arena Barueri, na Grande São Paulo, pela semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Os gols celestes foram marcados por Bruno Alves e Gui Meira, enquanto Weliton diminuiu para os cariocas, que tiveram muitos desfalques.

Publicidade
O resultado garante vaga da Raposa na quarta final de Copinha da sua história. O time retorna à decisão após 17 anos. A última vez foi na edição de 2007, quando levantou o primeiro e único título do torneio. Antes disso, o clube que busca o bicampeonato neste ano foi vice-campeão nas edições de 1996 e 2002.

Dentro de campo, Cruzeiro e Flamengo protagonizaram uma partida equilibrada, mas com domínio celeste, tanto que, praticamente, todas as boas chances perdidas foram celestes. Além dos gols, os mineiros tiveram oportunidades reais com Gui Meira, Rhuan Gabriel e, principalmente, Tevis, enquanto os cariocas não conseguiram levar perigo à meta de Otávio.

Esse domínio na partida se deve, novamente, à defesa celeste, que sofreu apenas dois gols durante toda a competição. O Cruzeiro impediu que a posse de bola de 51% do Flamengo culminasse em boas oportunidades e administrou a vantagem definida aos 23 do segundo tempo.

Com a vaga garantida na final, o Cruzeiro aguarda a outra semifinal para saber qual será o adversário na final da Copa São Paulo. Também na noite desta segunda-feira (22/1), às 21h30, Corinthians e Novorizontino se enfrentarão na Neo Química Arena.

A decisão será disputada na quinta-feira, 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, ainda sem horário e palco definidos.

Já o Flamengo não entrará mais em campo porque a Copinha não conta com disputa de terceiro lugar.

O primeiro tempoOs 45 minutos iniciais contaram com muito equilíbrio, como é visto na posse de bola: 51% para o Cruzeiro e 49% para o Flamengo. Já no número de finalizações, a equipe carioca teve vantagem, já que foram dez chutes contra apenas três arremates dos mineiros. 

 No entanto, apenas uma tentativa flamenguista foi na direção correta e essa estatística não define exatamente o que foi o primeiro tempo. Em meio ao equilíbrio, o Cruzeiro teve melhores oportunidades no campo ofensivo, tanto que chegou a balançar a rede. Porém, o gol foi corretamente anulado.

 Aos 18, o volante Henrique fez um lançamento e encontrou Jhosefer na entrada da área. Ele dominou, chutou e Lucas Furtado rebateu. Na sobra, Arthur estava bem posicionado, finalizou forte e fez o gol. Mas, quando recebeu o passe, Jhosefer estava impedido e o gol foi invalidado.

Outras duas chegadas celestes ocorreram aos 30 e aos 44 da etapa inicial. Na primeira oportunidade, Tevis cruzou, o zagueiro João Victor Cunha cortou errado, e a bola sobrou para Arthur, que isolou. Já a outra chance passou por Jhosefer, que ajeitou para Henrique finalizar de fora da área e arrancar suspiros da torcida.

Enquanto isso, a equipe carioca chegou com perigo em uma oportunidade. Aos 33 do primeiro tempo, Felipe Teresa acelerou pela direita e cruzou forte para encontrar Weliton, que estava livre e, provavelmente, empurraria para a rede adversária. Porém, o goleiro Otávio antecipou, fez a defesa e evitou o gol do Flamengo.

O segundo tempo

As melhores chances cruzeirenses no primeiro tempo deram gás à equipe, que abriu o placar logo no início da etapa final. No minuto 4, Jhosefer fez belo lançamento e encontrou Bruno Alves. O zagueiro cabeceou forte no canto oposto do goleiro e anotou um golaço: 1 a 0. 

Logo na sequência, aos 7, o Cruzeiro pressionou a saída de bola, recuperou a posse, e Fernando tocou para Tevis. O atacante celeste estava livre, dentro da pequena área, e finalizou, mas isolou e perdeu uma grande chance.

Mesmo com o gol e uma ótima oportunidade concedida, o Flamengo não desanimou e conseguiu empatar cinco minutos depois. Victor Silva acelerou pela direita, fez grande jogada, passou pela marcação e cruzou para trás. A bola rasteira foi perfeita para Weliton, que bateu de primeira com a perna esquerda e igualou o placar: 1 a 1.

E em contrapartida ao primeiro tempo, a etapa final teve uma sequência de momentos emocionantes. No minuto 20, a bola foi cruzada na área defensiva do Flamengo, e Iago acertou o cotovelo no rosto do zagueiro Pedrão. Após não assinalar em campo, o árbitro foi chamado pelo VAR e marcou o pênalti para o Cruzeiro. Na cobrança, três minutos depois, Gui Meira demonstrou tranquilidade, finalizou no canto direito do goleiro, que pulou para a esquerda, e balançou a rede: 2 a 1.

 Mesmo com a desvantagem, a equipe que teve as melhores chances até o fim da partida foi o Cruzeiro. Aos 43, Gui Meira arriscou de fora da área e obrigou Lucas Furtado a fazer grande defesa. Aos 50, Rhuan Gabriel fez grande jogada individual, e o goleiro do Flamengo foi protagonista novamente.

Flamengo 1 x 2 Cruzeiro

Flamengo: Lucas Furtado; Felipe Brian (Lucyan 34 do 2ºT), Iago, João Victor Cunha e Jean Carlos (Germano 44 do 2ºT); João Victor Alves (Diegão 44 do 2ºT), Caio Garcia e Wallace Yan; Felipe Teresa (Felipe Lima 15 do 2ºT), Weliton e Victor Silva (Rodriguinho 34 do 2ºT)
Técnico: Raphael Bahia

Cruzeiro:Otávio; Carlos Gomez (Victor Jesus 38 do 2ºT), Pedrão, Bruno Alves (Kelvin  26 do 2ºT) e João Gabriel; Henrique Silva (Gui Meira 13 do 2ºT), Jhosefer e Xavier (Rhuan Gabriel 26 do 2ºT); Tevis (Ruan Índio 26 do 2ºT), Fernando (André 38 do 2ºT) e Arthur 
Técnico: Fernando Seabra

Motivo: semifinal da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024
Local: Arena Barueri, em Barueri
Gol: Bruno Alves 4, Weliton 12, Gui Meira 23 do 2ºT
Árbitro: Guilherme Francisco Maciel da Silva (SP)
Assistentes: Tatiane Sacilotti e Leandra Aires Cossette (SP)
VAR: José Cláudio Rocha Filho (SP)
Cartões amarelos: Iago,Otávio, Fernando
Cartão vermelho: nenhum

 

Fonte:noataque.com.br