CAMPEONATO BRASILEIRO

Depois de dois meses, a estrela de Gabigol voltou a brilhar no Cruzeiro. Com golaço do atacante, que saiu do banco de reservas, a Raposa fez 2 a 1 e venceu o Bahia de virada nesta segunda-feira (15/9), na Fonte Nova, em Salvador.

A partida da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro ainda contou com tentos do volante Jean Lucas, para o Bahia, e o atacante Luis Sinisterra, para o Cruzeiro.

Tabela do Campeonato Brasileiro

Com o resultado, o Cruzeiro chegou aos 47 pontos e voltou à segunda posição. A Raposa está atrás do líder Flamengo (50) e à frente de Palmeiras (terceiro, com 46), Mirassol (quarto, com 38) e Bahia (quinto, com 36).

Próximos jogos de Bahia ee Cruzeiro

Ceará e Bahia se enfrentam no sábado (20/9), às 18h30, no Castelão, em Fortaleza (24ª rodada)

Cruzeiro e RB Bragantino se enfrentam no domingo (21/9), às 20h30, no Mineirão, em Belo Horizonte (24ª rodada)

Primeiro tempo sem gols na Fonte Nova

O primeiro tempo de Bahia x Cruzeiro terminou sem gols. As duas equipes tiveram chances de marcar, principalmente a da casa, mas pararam nas defesas adversárias.

Com um minuto, a Raposa já ficou com cenário desvantajoso. O meio-campista Christian, que atua como falso ponta pelo lado direito, levou cartão amarelo. Isso prejudicou o Cruzeiro, porque ele é um dos principais marcadores do time e ficou pendurado durante basicamente toda a primeira etapa.

A Raposa sofreu bastante pressão, e o goleiro Cássio foi exigido logo nos lances iniciais. Um fator que contribuiu para as dificuldades defensivas foram as sucessivas perdas de posse no ataque. O Cruzeiro não conseguia manter a bola por muito tempo na área do do Bahia.

Segundo tempo tem gols de Bahia e Cruzeiro

Depois de muitas tentativas, o Bahia conseguiu abrir o placar aos 20′ do segundo tempo, com golaço do volante Jean Lucas. O meio-campista chutou forte de fora da área, no canto esquerdo do goleiro Cássio, e abriu o placar: 1 a 0.

O Cruzeiro teve oportunidades de marcar antes e depois de levar o gol, mas parou no goleiro, na trave e no sistema defensivo do Bahia.

Para tentar mudar o cenário do jogo, o técnico Leonardo Jardim fez uma reformulação completa no ataque. Ele colocou Gabigol, Luis Sinisterra e Keny Arroyo nas vagas de Kaio Jorge, Wanderson e Christian, respectivamente.

 E a mudança surtiu efeito. O meia Matheus Pereira limpou para a esquerda, deu caneta no zagueiro Ramos Mingo e chutou colocado, mas a bola explodiu na trave. Bem posicionado, Sinisterra pegou rebote de primeira e fez o gol de empate: 1 a 1.

 Gabigol fechou a noite com um golaço que garantiu a vitória do Cruzeiro sobre o Bahia. Em chute de fora da área, o atacante finalizou forte, na gaveta, e fez o 2 a 1 aos 40′.

 Jardim suprimiu os mandantes com as alterações no ataque celeste. Os pontas empurraram a defesa do Bahia para trás, e o sistema ofensivo do Cruzeiro ganhou muito gás na reta final.

Pressionado, o Esquadrão de Aço não conseguiu segurar o ímpeto da Raposa e cedeu espaços. O Cruzeiro ainda se manteve muito bem posicionado no ataque, o que pôde ser visto principalmente no gol de Sinisterra.

BAHIA 1 X 2 CRUZEIRO

Bahia:Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Luciano Juba; Acevedo (Rezende, aos 33’/2ºT), Jean Lucas e Everton Ribeiro (Rodrigo Nestor, aos 32’/2ºT); Kayky (Michel Araújo, aos 19’/2ºT), Antonio Sanabria (Cauly, aos 26’/2ºT) e Wilian José (Willian José, aos 33’/2ºT). Técnico: Rogério Ceni

Cruzeiro:Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Kauã Prates, aos 32’/2ºT); Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira (Yannick Bolasie, aos 39’/2ºT); Christian (Keny Arroyo, aos 25’/2ºT), Kaio Jorge (Gabigol, aos 25’/2ºT) e Wanderson (Luis Sinisterra, aos 26’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim

Motivo: 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Fonte Nova, em Salvador
Data: 15 de setembro de 2025

Gols: Jean Lucas, aos 21’/2ºT (Bahia); Luis Sinisterra, aos 32’/2ºT e Gabigol, aos 40’/2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Gabigol, Christian e Matheus Henrique (Cruzeiro)

Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Daniel Luis Marques (SP) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP)