O torcedor do Cruzeiro pode respirar aliviado. No desafio contra o Palmeiras, quarta-feira (12), no Allianz Parque, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, o Cruzeiro terá força máxima em todos os sentidos. O departamento médico do clube trabalhou de forma intensa na última semana para dar totais condições para Arrascaeta e Lucas Romero estarem à disposição do técnico Mano Menezes.
Uma missão concluída com êxito. Eles participaram do treinamento desta segunda-feira (10) e rumaram com a delegação para São Paulo. “O que eu posso dizer é que eles estão acima dos 80% aptos, sem dor e em condições”, afirma Sérgio Campolina, chefe do departamento médico do clube.
A principal preocupação da torcida concentrava-se na situação de Arrascaeta, que retornou da seleção uruguaia após o diagnóstico de um estiramento de grau 1 do bíceps femoral do músculo da coxa esquerda e edema intersticial. O camisa 10 uruguaio é o vice-artilheiro do clube com 11 gols marcados e também o segundo com mais assistências aos companheiros, com oito passes.
Decisivo em momentos importantes para o clube, como a fase oitavas de final contra o Flamengo, neste ano, o jogador é considerado o melhor estrangeiro em atividade no futebol brasileiro. O defensor Léo comemorou a presença do atleta em campo, assim como a volta do volante argentino Romero e o esforço que a diretoria vem fazendo para trazer Dedé da seleção brasileira.
“É totalmente importante todos nós estarmos juntos. Sei que ele vem de um jogo no dia anterior, desgastante, mas é bom para que a equipe esteja junta, agregando forças, e que nós possamos conquistar um grande resultado. Arrascaeta, Romero, Dedé, os jogadores que vêm agregando serão importantes para que consigamos os nossos objetivos”, analisou o zagueiro celeste sobre o retorno de Dedé.
Velocidade. Conhecido pela técnica, Arrascaeta pode ser também uma grande arma do Cruzeiro no que tange a explorar os contra-ataques. No ano passado, Palmeiras e Cruzeiro travaram uma batalha pelas quartas de final da Copa do Brasil, quando, em São Paulo, o placar ficou empatado em 3 a 3.
“Cada jogo tem uma história diferente. A gente sempre procura o resultado e busca as vitórias. Há pontos estratégicos. O jogo fora de casa tende a ser difícil. Mas o adversário abre um pouco mais de espaço para a gente explorar. Nesta decisão, a gente espera fazer um bom jogo. No final de 180 minutos, a gente tenta o nosso grande objetivo”, concluiu o zagueiro Léo.
Fred é liberado para treinos com bola cinco meses após grave lesão
A semana começou com uma grande notícia para a torcida do Cruzeiro. O atacante Fred foi 100% liberado pelo departamento médico. Nesta segunda-feira, na Toca da Raposa II, ele voltou aos treinos com bola depois de cinco meses de ter rompido o ligamento cruzado anterior e um ligamento secundário do joelho direito, no duelo com o Tupi, em março, válido pela semifinal do Campeonato Mineiro.
Antes do treinamento, ele passou pelo corredor polonês feito pelos companheiros, uma espécie de batismo para os “novos jogadores”.
Agora o aproveitamento do atleta depende da retomada de seu ritmo de jogo. A tendência é que ele volte a ficar à disposição de forma plena no fim de setembro, período em que completará seis meses do procedimento cirúrgico realizado pelo doutor Sérgio Campolina, chefe do departamento médico do celeste, no Hospital Mater Dei.
Há duas semanas, o médico confirmava à reportagem que o atleta estava em franca evolução, dedicando-se principalmente à preparação física.
Na academia, os trabalhos se mostravam positivos, principalmente em exercícios que exigiam do joelho lesionado. Como Campolina apontou ao Super FC, a previsão de retorno do atleta cumpriu-se.
O cuidado ainda é visível, mas confirma uma grande vitória do atleta, contratado no início do ano para resolver o problema de gols no ataque cruzeirense.
Atualmente, além de Fred, o Cruzeiro conta com Rafael Sóbis, Raniel, David, Sassá e Barcos, contratado no meio do ano.
Sassá
Mais um. Outra boa notícia na Toca da Raposa II foi o retorno do atacante Sassá. Assim como Fred, ele foi a campo na tarde desta segunda-feira. O jogador apareceu em alguns treinos da base na última semana, inclusive balançando as redes. A expectativa é de que ele volte a ser relacionado no domingo, no clássico contra o Atlético.
Retorno. O atacante passou por uma cirurgia no cartilagem do joelho esquerdo em julho. A recuperação foi vista como um sucesso pelo departamento médico, que liberou Sassá e Fred no mesmo período.
Itair enfrenta pedido de afastamento, mas clube rebate acusações
Em plena preparação para a semifinal da Copa do Brasil, uma notícia sacudiu os bastidores do Cruzeiro nesta segunda-feira. Documentos divulgados pelo site Globoesporte.com informavam de um pedido entregue ao Conselho Deliberativo da Raposa solicitando o afastamento de Itair Machado, vice-presidente de futebol do clube, em função de ser réu em processos trabalhistas, penais e cíveis. As alegações dos solicitantes se baseiam no artigo 30 do estatuto do clube, que determina que os dirigentes não podem ser inadimplentes nas condições previdenciárias e trabalhistas.
O clube mineiro, porém, rebateu em nota oficial. De acordo com levantamento feito pela reportagem, nenhum dos nomes dos signatários aparece na lista de conselheiros do clube celeste. O Cruzeiro, por sua vez, em nota oficial divulgada nesta segunda-feira, rebateu a informação e o pedido de afastamento de Itair.
“É notório que a ‘Representação’ formulada pelos associados tem como pretensão a apuração de ‘supostas’ irregularidades em nomeação de um dirigente, cuja prerrogativa estatutária é exclusiva do presidente, assim como dos demais membros da diretoria executiva, treinadores, atletas e colaboradores. Neste caso, o clube segue rigorosamente a todos os critérios legais e estatutários previstos, sendo o pedido realizado, portanto, incabível, não possuindo respaldo legal”.
O estatuto da Raposa afirma que os representantes que possuírem algum tipo de pendência nos sentidos apontados devem ser afastados e tornarem-se inelegíveis. (Da redação)
Reforços no Verdão
Se o Cruzeiro iniciou a semana colecionando reforços, o Palmeiras, adversário desta quarta, também comemora. Sem poder contar com o volante Felipe Melo e o atacante Deyverson, ambos suspensos do jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, Felipão poderá ter as voltas do volante Bruno Henrique, que recuperou-se de um edema na panturrilha e treinou com o grupo nesta segunda-feira, e do atacante colombiano Borja. Ele teve detectada uma pequena lesão também na panturrilha. De acordo com o departamento médico do clube paulista, a evolução de Borja tem sido satisfatória, o que deixa a comissão técnica bastante otimista quanto ao seu aproveitamento para quarta-feira. Apesar de não reunir ainda condições físicas para atuar, o meia venezuelano Guerra apareceu na Academia ao lado do meia-atacante japonês Daiju Sasaki. O treinamento no CT palmeirense foi fechado à imprensa, que pode acompanhar apenas o aquecimento dos atletas.