EM CURITIBA

O Cruzeiro foi derrotado pelo Athlético-PR por 3 a 0 na noite deste sábado (26), na Ligga Arena, em Curitiba, pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa, com time praticamente reserva, foi dominada desde o início do jogo, quando Rafa Silva foi expulso nos primeiros segundos da partida. Os gols do Furacão foram marcados por Pablo Felipe, Julimar e Nikão. 

Com o resultado, o Cruzeiro fica estacionado com 44 pontos na 8ª posição na tabela. Já o Athletico-PR chegou aos 34 pontos e é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Furacão tem uma vitória a mais que o Juventude, o primeiro time do Z-4.  

Logo após o apito para inicar o duelo, o árbitro Rodrigo José Pereira de Lima expulsou o atacante do Cruzeiro por dar uma cotovelada em Kaique Rocha, do Athlético.

Com um a menos, a equipe celeste foi dominada pelo Athletico-PR, que, aos 24 minutos marcou com Pablo. O atacante aproveitou boa jogada de Julimar para, de cabeça, mandar para o fundo do gol de Anderson.

Os outros gols da partida ocorreram na etapa complementar. Novamente no início de bola rolando. Após a defesa celeste vacilar, Julimar tabelou com Pablo e ampliou para o Furacão.

O JOGO

Rafa Silva é expulso, e Athletico larga em vantagem

Todo o planejamento do Cruzeiro no jogo com o Athletico foi comprometido nos primeiros quatro segundos. Após a bola ser solta no meio-campo, Rafa Silva deu uma cotovelada no rosto do zagueiro Kaique. O atacante foi expulso direto pelo árbitro Rodrigo José Pereira de Lima (PE).

 Com um jogador a menos em campo, a Raposa não conseguiu incomodar o goleiro Mycael em nenhum lance. A falta de entrosamento dos atletas escolhidos por Diniz ficou visível com os vários erros de passe. Os celeste apenas se defenderam para não levar o primeiro gol, mas também não adiantou. 

 Aos 24 minutos, o Furacão teve sua melhor oportunidade em escapada de Julimar pelo lado esquerdo. O atacante cruzou na cabeça de Pablo, que aproveitou o espaço na zaga, fez o movimento perfeito e mandou no ângulo sem chances de defesa para Anderson: 1 a 0. 

 Um outro lance ‘bizarro’ chamou atenção no primeiro tempo. Wesley Gasolina quase se complicou após o gol sofrido. O lateral-direito estava amarrando o short e não viu a bola se aproximar de seus pés. Ele levou um susto, mas conseguiu recuperar a redonda. 

Furacão amplia no segundo tempo

Se a etapa inicial já ficou marcada por um acontecimento importante com poucos segundos, o segundo tempo também. Jonathan Jesus se complicou na saída de bola e tocou nos pés de Julimar, que tabelou com Pablo e saiu de frente para Anderson. O camisa 20 do rubro-negrou chutou firme no alto e ampliou para o Athletico: 2 a 0.

Mesmo atrás no placar, o Cruzeiro não demostrou qualquer espírito de reação. Diniz colocou cinco atletas titulares para dar ânimo ao time, mas não surtiu o efeito esperado. O único chute da Raposa em direção à meta de Mycael foi com Matheus Pereira, aos 28′. O meia recebeu na marca do pênalti, mas chutou à direita da meta.

 Cada vez mais acuado, o Cruzeiro deu espaços para o Athletico-PR e ainda sofreu com a ‘lei do ex’. Aos 34′, em lance de oportunismo, Nikão acertou um belo chute no ângulo esquerdo de Anderson e deu números finais ao jogo: 3 a 0.

A atuação da equipe foi a pior em números e desempenho nos jogos de Diniz à frente do Cruzeiro. A reação terá que vir no duelo mais importante do clube na temporada, diante do Lanús.

O técnico Fernando Diniz até tentou colocou o Cruzeiro no ataque, promovendo as entradas de Matheus Pereira e Gabriel Veron no jogo. Mas foi o Athletico-PR que marcou o terceiro gol, num belo chute de Nikão.

Com o revés, o Cruzeiro ainda não venceu sob o comando de Fernando Diniz. Jão são seis jogos, com quatro empates e duas derrotas.

Na próxima quarta, a Raposa volta a campo pela Copa Sul-Americana. Mas não será fácil, já que a partida acontecerá na Argentina, contra o Lanús, após o empate de 1 a 1 no Mineirão. Pelo Brasileirão o Cruzeiro só volta a jogar no dia 6 de novembro, no Mineirão, contra o Flamengo.

ATHLETICO-PR 3 X 0 CRUZEIRO

Athletico-PR:Mycael; Madson (Cuello, aos 20 min do 1ºT), Kaique Rocha, Thiago Heleno e Esquivel; Erick, Felipinho (Bruno Zapelli, aos 33 min do 2ºT), João Cruz (Fernandinho, aos 19 min do 2ºT) e Nikão; Julimar (Mastriani, aos 34 min do 2ºT) e Pablo (Emerson, aos 20 min do 2ºT)
Técnico: Lucho González

Cruzeiro:Anderson; Wesley Gasolina (William, no intervalo), Jonathan Jesus, Zé Ivaldo e Kaiki (Marlon, aos 31 min do 2ºT); Lucas Romero (Matheus Pereira, aos 15 min do 2ºT), Lucas Silva, Ramiro e Fabrízio Peralta (Gabriel Veron, no intervalo); Mateus Vital (Matheus Henrique, aos 15 min do 2ºT) e Rafa Silva
Técnico: Fernando Diniz

Gols: Pablo, aos 24 min do 1ºT, Julimar, aos 10 segundos do 2ºT, e Nikão, aos 34 min do 2ºT (Athletico-PR)
Cartões amarelos: Fabrízio Peralta, Zé Ivaldo, William (Cruzeiro)
Cartão vermelho: Rafa Silva, aos 4 segundos do 1ºT (Cruzeiro)
Motivo: 31ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Ligga Arena, em Curitiba (PR)
Data: 26 de outubro de 2024
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ) e Schumacher Marques Gomes (PB)
VAR: Paulo Renato Moreira Da Silva Coelho (RJ)