Duelo no Mineirão

Em um Mineirão com mais de 59 mil torcedores, o Cruzeiro abriu o placar, desperdiçou chances, não segurou a pressão do Santos e sofreu uma virada amarga neste domingo (10). A derrota por 2 a 1, pela 19ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro, impediu a Raposa de colar no líder Flamengo e abriu uma vantagem de três pontos para o rival carioca na tabela.

O jogo começou com o Cruzeiro impondo seu ritmo, dominando a posse de bola e encurralando o Peixe no campo de defesa. A forte marcação celeste, inclusive, ofuscou o craque santista Neymar Jr., que teve atuação discreta na primeira etapa. Apesar do controle, a equipe da casa esbarrava na falta de precisão na hora de finalizar as jogadas e em grandes defesas do goleiro Gabriel Brazão, ex-Cruzeiro.

O cenário de domínio se concretizou aos 42 minutos, quando William cruzou na medida para Fabrício Bruno. O zagueiro cabeceou firme, no chão, para vencer Brazão e incendiar o Mineirão: 1 a 0. A vantagem, no entanto, quase foi por água abaixo logo em seguida, com uma falha da zaga celeste que deixou Guilherme livre, mas o atacante do Santos chutou por cima do gol.

O segundo tempo trouxe um Santos renovado e mais organizado taticamente. Aproveitando o desgaste físico do Cruzeiro, a equipe visitante passou a ser mais presente no campo de ataque. A pressão surtiu efeito aos 16 minutos, quando Caballero, em boa jogada, cruzou rasteiro para Guilherme, que, completamente livre na pequena área, empurrou para o fundo das redes de Cássio, empatando a partida.

O restante do jogo se transformou em uma intensa trocação, com chances de gol para os dois lados, mas o último passe seguia como um grande obstáculo. No entanto, o Cruzeiro, mais nervoso e errando na defesa, foi punido aos 43 minutos. Em um contra-ataque rápido, Guilherme avançou pela intermediária e deixou Caballero na cara do gol. O atacante paraguaio finalizou de primeira, rasteiro, no canto de Cássio, decretando a virada santista.

CRUZEIRO 1 X 2 SANTOS

Cruzeiro:Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero (Gabigol, aos 34’/2ºT), Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian (Marquinhos, aos 25’/2ºT), Kaio Jorge e Wanderson (Matheus Henrique, aos 25’/2ºT). Técnico: Leonardo Jardim

Santos:Gabriel Brazão; Mayke, Luisão, Gil e Souza; Tomás Rincón (Zé Rafael, no intervalo), Gabriel Bontempo e Benjamín Rollheiser (Tiquinho Soares, no intervalo); Neymar, Guilherme e Álvaro Barreal (Gustavo Caballero, no intervalo). Técnico: Cléber Xavier

Gols: Fabrício Bruno (Cruzeiro); Gustavo Caballero e Guilherme (Santos)
Cartões amarelos: Lucas Villalba, Christian, Matheus Pereira e Lucas Romero (Cruzeiro); Tomás Rincón, Zé Rafael e Gustavo Caballero

Motivo: 19ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 10 de agosto de 2025
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Leone Carvalho Rocha (GO)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)


Público: 59.345
Renda: R$ 4.144.274,60

A derrota mantém o Cruzeiro na vice-liderança, com 37 pontos, enquanto o Santos sobe para a 14ª posição, com 21. A próxima partida da Raposa será na segunda-feira (18), contra o Mirassol, fora de casa.