Os jogadores do Cruzeiro entraram no gramado do Mineirão, em Belo Horizonte, para duelo com o Grêmio, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro, com uma camiseta diferente. A veste utilizada por cima do uniforme no momento do hino nacional, neste domingo (13/7), tem frase em prol da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O Cruzeiro já vinha fazendo campanhas educativas sobre o tema nas redes sociais – publicou, ao longo dos últimos dias, seis vídeos sobre os direitos dos trabalhadores. Desta vez, a Raposa levou a pauta ao campo do Gigante da Pampulha com o escrito: “CLT: quem conhece, defende”.

Por que o Cruzeiro faz campanha em prol da CLT?

Em nota enviada à reportagem, o Ministério Público do Trabalho de Minas Gerais (MPT-MG) esclareceu que as inserções fazem parte de uma investigação ao clube por questões relacionadas a saúde e segurança.

O Cruzeiro havia sido condenado a pagar indenização por dano material coletivo para reparar as irregularidades. Contudo, essa punição foi revertida em campanha educativa, que engloba os vídeos mencionados e a utilização da camiseta.

As postagens geraram dúvidas nos cruzeirenses pelo fato de Pedro Lourenço, dono da SAF, ser proprietário dos Supermercados BH, que emprega cerca de 40 mil trabalhadores no regime CLT e faturou R$ 21,2 bilhões em 2024.

Uma das inserções do MPT, por exemplo, questiona a jornada de motoristas de aplicativo, que são autônomos, têm a renda atrelada à quantidade de horas ao volante e não dispõem de direitos como férias, 13º salário, FGTS e INSS.

Os seguidores das páginas do Cruzeiro teorizaram que Pedrinho estaria com dificuldades para preencher os postos de trabalho no BH devido à remuneração ofertada. No entanto, o empresário não é o responsável pelo conteúdo, e sim o MPT.