O Cruzeiro chegou ao oitavo jogo sem vitórias no Brasileirão ao empatar com o RB Bragantino na noite deste domingo (3), no Mineirão, pela 22ª rodada da competição. O time celeste teve a chance mais clara do jogo com Machado, livre na grande área, acertando a trave esquerda.  Com o resultado, a Raposa segue sem vencer no Gigante da Pampulha na série A.

Ao fim da rodada, o Cruzeiro chegou aos 26 pontos e subiu para a 12ª posição, ficando a cinco pontos da zona de rebaixamento.

Agora o time entra em um período de recesso de jogos devido a pausa para a data Fifa e só voltará a campo no próximo dia 14 de setembro, uma quinta-feira. A partida será contra o Santos,o primeiro da zona da degola,  às 19h, na Vila Belmiro. 

Outra decisão que o Staff Celeste precisará tomar nos próximos dias é a contratação do novo treinador. Na partida de hoje, quem ficou à frente da equipe foi o técnico do sub-20, Fernando Seabra.

O jogo

Pouco mais de dois minutos de jogo, o Cruzeiro teve a primeira chance para abrir o placar. Willian cruzou na medida para Rafael Elias. O atacante cabeceou firme mas saiu tirando tinta  da trave direita de Cleiton.

O time celeste, empurrado pela torcida, seguiu pressionando o adversário e criando boas alternativas para fazer o primeiro gol da partida, mas pecando no último terço de campo.

Já o RB Bragantino, na primeira chance clara que teve contou com o bom reflexo de Rafael Cabral, que conseguiu fazer uma defesa à queima-roupa após vacilo de William e conclusão de Luan Cândido, evitando assim que o placar fosse alterado aos 20 minutos.

Após esse lance o jogo ficou equilibrado com ambas as equipes tentando dificultar a vida dos goleiros, mas a forte marcação prevalecia, com um pouco mais de vantagem para o time celeste, que pressionava o adversário em seu campo de defesa. Esse cenário se manteve até o último minuto da primeira etapa.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro voltou com o mesmo ímpeto que havia terminado a primeira metade do jogo. Porém, foi o RB Bragantino que teve as melhores oportunidades nos primeiros 15 minutos. Com isso, Fernando Henrique fez a primeira alteração no time colocando Filipe Machado na vaga de Mateus Vital.

E foi dele a chance mais clara da partida para abrir o placar. Aos 21 minutos, Machado ficou livre na grande área, teve tempo para pensar e ajeitar o corpo. Ao bater, mandou a bola na trave esquerda de Cleiton, desperdiçando um gol feito para o Cruzeiro.
Aos 27, Fernando chamou Ian Luccas e Wesley para a partida. O primeiro entrou na vaga de Lucas Silva. Já Wesley entrou no lugar de Rafael Elias. A Raposa seguiu sem ser eficiente, deixando a torcida irritada. Das arquibancadas, o apoio foi dando lugar para os gritos de protestos.

Aos 35, a partida ficou paralisada para que o árbitro pudesse checar um possível pênalti para o Massa Bruta. Ao checar o VAR por aproximadamente quatro minutos, o dono do apito acabou assinalando um impedimento na origem da jogada, para alívio celeste.

Após a checagem, Fernando mandou a campo o meio-campista Nikão na vaga de Arthur Gomes para que o time pudesse ter mais força no meio e buscar o tão desejado gol da vitória. Porém, a incapacidade ofensiva tomou conta dos jogadores e o time segue com a sina de não vencer no Mineirão.

FICHA TÉCNICA

CRUZEIRO 0X0 RB BRAGANTINO

Cruzeiro: Rafael Cabral; William, Neris, Castan e Marlon; Matheus Jussa, Lucas Silva (Ian Luccas) e Mateus Vital (Filipe Machado); Bruno Rodrigues, Arthur Gomes (Nikão) e Rafael Elias (Wesley).Técnico: Fernando Seabra

RB Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Léo Realpe e Luan Cândido; Matheus Fernandes, Jadsom (Yani Quintero) e Lucas Evangelista (Juninho Capixaba); Helinho (Matheus Gonçalves), Vitinho (Sorriso) e Thiago Borbas (Alerrandro). Técnico: Pedro Caixinha

Motivo: 22ª rodada do Campeonato Brasileirão
Data: 3 de setembro de 2023 (domingo)
Local: Mineirão, Belo Horizonte-MG
Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães, auxiliado por  Luanderson Lima dos Santos e Luiz Claudio Regazone
VAR: Rodolpho Toski Marques
Cartões amarelos: Rafael Elias (Cruzeiro); Thiago Borbas, Vitinho, Matheus Gonçalves, Alerrandro, Juninho Capixaba (RB Bragantino)