Terminou empatado o primeiro clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG da temporada. Disputado na manhã deste domingo, no Mineirão, o duelo estadual pelo Campeonato Mineiro ficou em 1 a 1, com gols de Fred para a Raposa, aos 12 do segundo tempo, e de Fábio Santos para a equipe adversária, quando eram decorridos 37 minutos da mesma etapa.
Válido pela terceira rodada do torneio, a partida teve os dois gols marcados de pênalti. Destaque antes do início do confronto para as homenagens às vítimas da tragédia em Brumadinho. Jogadores de ambos os times se posicionaram no círculo central e, em sinal de respeito, ficaram em um minuto de silêncio.
Com o resultado, o Cruzeiro chega a sete pontos e assume a liderança do Campeonato Mineiro. O próximo compromisso dos comandados de Mano Menezes será na quinta-feira, 31 de janeiro, contra o Boa Esporte, em Varginha-MG.
O jogo:
O duelo estadual começou com destaque para as defesas dos times, com as duas equipes trocando passes. Aos 5 minutos, o adversário chegou com Cazares pela esquerda, que cruzou para a área, mas o goleiro Fábio saiu na bola e segurou com tranquilidade.
Quando eram decorridos 26 minutos, Edilson, em ótima jogada, avançou pela linha direita e cruzou na cabeça de Thiago Neves. O camisa 10 cinco estrelas mandou em direção ao gol adversário, com defesa do goleiro Victor.
Dois minutos depois, após cobrança de escanteio, Léo emendou a finalização e mandou para o fundo da rede adversária. No entanto, o árbitro entendeu como falta do defensor celeste e anulou o tento.
Aos 39 minutos, em um momento de grande pressão, a Raposa pressionou o oponente em diversas jogadas consecutivas. Após escanteio, Fred finalizou em direção à linha de fundo.
Já nos acréscimos, aos 47, Egídio cobrou falta caprichada. Dedé saiu na frente e emendou de cabeça com firmeza. A bola passou muito perto da trave e quase inaugurou o marcador do Gigante da Pampulha no primeiro tempo.
O Cruzeiro voltou pressionando, no mesmo ritmo do final do primeiro tempo. No entanto, aos 8 minutos, um momento curioso: o árbitro da partida, Wanderson Alves de Souza, sentiu uma lesão e precisou ser atendido pela comissão médica da Raposa, comandada pelo Dr. Sérgio Campolina. Posteriormente, o “professor” precisou ser substituído pelo quarto árbitro Rônei Cândido Alves
A Raposa saiu na frente aos 12 minutos da etapa final. Fred foi derrubado dentro da área e o juiz assinalou pênalti. O próprio camisa 9 celeste bateu e converteu: Cruzeiro 1 x 0.
Por pouco o Cruzeiro não abriu 2 a 0 aos 25 minutos do segundo tempo. Em uma bela jogada, Rafinha invadiu a defesa adversária pela esquerda, carregou a bola em toques curtos e bateu em direção ao gol adversário. A trave evitou o gol da Raposa.
Aos 35 minutos, Chará, dentro da área, foi derrubado por Dedé. A arbitragem marcou pênalti e deu o segundo amarelo para o camisa 26, ocasionando a expulsão. Fábio Santos cobrou para o time oponente e empatou o confronto: Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG.
Fábio mostrou novamente o motivo de ser um dos melhores goleiros do Brasil. Com o adversário cara a cara, o arqueiro estrelado cresceu frente a Cazares e espalmou a bola, fazendo ótima defesa.
Mesmo com um a menos, o Cruzeiro tentou chegar ao gol mais uma vez com Jadson aos 43, que cabeceou a bola recebida de Edilson, mas passou por cima de Victor.
A equipe adversária também ficou com dez jogadores em campo. Aos 48, Adilson cometeu falta em Henrique e recebeu o segundo amarelo. Fim de jogo no Mineirão: Cruzeiro 1 x 1 Atlético-MG.
CRUZEIRO 1 X 1 ATLÉTICO-MG
Motivo: 3ª rodada do Campeonato Mineiro
Data: 27/01/2019 (domingo)
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 43.354
Público pagante: 39.088
Renda: R$ 834.717,00
Gols: Fred (Cruzeiro), aos 12 minutos do segundo tempo e Fábio Santos (Atlético-MG), aos 37 minutos do segundo tempo.
Árbitro: Wanderson Alves de Souza (substituído por Ronei Cândido Alves)
Cruzeiro: Fábio; Edilson, Léo, Dedé e Egídio; Henrique, Lucas Silva, Rafinha (Jadson), Thiago Neves (Raniel) e Robinho; Fred (Murilo)
Técnico: Mano Menezes
Atlético-MG:Victor; Patric, Maidana, Igor Rabello e Fábio Santos; Adilson, Elias, Cazares e Chará (Teerans); Luan e Ricardo Oliveira (Jair)
Técnico: Levir Culpi
Cartões amarelos:Léo, Edilson e Dedé(Cruzeiro); Elias, Luan, Igor Rabello, Patric, Fábio Santos e Adilson (Atlético-MG)
Cartões vermelhos: Dedé (Cruzeiro) e Adilson (Atlético-MG)